Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 15/04/2012

Anna, noiva de Morosini: “Parecia sorridente, estava belíssimo”

Coisas da vida.

Voltei da Bienal do Livro de Brasília com uma alegria enorme conhecer Juan Gelman e rever Eric Nepomuceno.

Sento no sofá e começo a olhar as notícias.

Jogadora de volei venezuelana morta aos 26 anos. “Segundo seus empresários”, diz o GloboEsporte.com, Veronica Gomez morreu em função de uma parada respiratória repentina. Bem estranha essa história.

Então li sobre o jovem zagueiro do Livorno, Pier Mario Morosini, 25 anos. E a tristeza veio tão repentinamente como o ataque cardíaco que tirou a vida desse jogador.

Morosini desabou em campo aos 31 minutos do primeiro tempo, quando o seu Livorno já tinha a vantagem de 2×0 no placar, sobre o Pescara, que atuava em casa, em partida da Série B italiana.

A Folha.com informa que o goleiro do Pescara falou que houve atraso na entrada da ambulância porque um carro de polícia estacionado fechava a passagem de acesso. “De acordo com o jornal ‘Corriere della Sera’, bombeiros presentes no estádio tiveram que quebrar o freio de mão do carro e movê-lo com as próprias mãos para abrir passagem para a ambulância passar”, diz o texto da Folha.

E o mesmo jogador, Anania, disse em vídeo que “o futebol é um divertimento… não se pode morrer em campo”, expressando bem a razão porque choca tanto a ocorrência de uma fatalidade numa arena esportiva.

O policial que estacionou a viatura na via de acesso da ambulância está em choque, segundo o Terra Brasil.

Minha mãe, que vive na Itália, me contou detalhes da vida familiar de Morosini que me deixaram ainda mais triste.

“Este jovem vindo da uma familia de três filhos, órfão muito cedo de pai e mãe. Seu irmão, que era doente mental, suicidou-se, ficando Morosini com irmã mais jovem, esta também com problemas mentais. Ele tinha cuidados especiais com a única integrante da sua família, que infelizmente agora está sozinha. Batalhou muito e seu sonho era chegar à série A”, ela postou no meu mural do Facebook, comentando a foto e o texto que eu pusera sobre a tragédia que vitimou o jogador que passou pelas seleções de base da Itália.

O cardiologista que fez o atendimento em campo não descarta a possibilidade de um AVC (acidente vascular cerebral) ter causado a parada cardíaca.

E muitos certamente acreditam que a presença de um desfibrilador no estádio teria salvo a vida de Morosini.

O sindicato dos jogadores de futebol da Itália vai refletir sobre o caso e discutir medidas para evitar que tragédias como essa se repitam.

O Livorno vai aposentar a camisa #25. E a Udinese, clube onde jogou Zico e onde foi revelado Morosini, vai garantir uma ajuda financeira vitalícia à irmã dele.

Anna, 20 anos, jogadora de vôlei e noiva de Morosini, passou pela dor de reconhecer o corpo. Ainda conseguiu dizer: “Ele parecia sorridente, estava belíssimo”.

Anna Vavassori e Piermario Morosini

PS: Cativo uma simpatia especial pelo Livorno pelo fato de ser um clube cuja torcida, além de ser uma das mais vibrantes e apaixonadas da Itália, é majoritariamente de esquerda, comunista mesmo. Abaixo um vídeo com a torcida cantando “Bella Ciao”, canção da época da II Guerra que virou hino universal antifascista e antinazista. E outro com Cristiano Lucarelli – nascido em Livorno, teve duas passagens pelo seu time de coração – comemorando um gol pela Itália (sub-21) com uma camisa do Che.  Ale Livorno!

Torcida do Livorno canta Bella Ciao

Lucarelli e a camisa do Che

About these ads

Responses

  1. A biblía diz que os orfãos já tem um galardão no céu para receber do Senhor JESUS.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 185 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: