Publicado por: Rogério Tomaz Jr. | 05/01/2012

Criança indígena de 8 anos é queimada viva por madeireiros

Criança awá-guajá (Foto: Fiona Watson/Survival)

[Acesse a página especial com várias matérias sobre esse assunto - clique aqui]

Leia o relatório da Funai sobre o caso – 09/01/2012 (clique aqui)

Quando a bestialidade emerge, fica difícil encontrar palavras para descrever qualquer pensamento ou sentimento que tenta compreender um acontecimento como esse.

Na última segunda-feira (3) semana*. uma criança de oito anos foi queimada viva por madeireiros em Arame, cidade da região central do Maranhão.

Enquanto a criança – da etnia awa-guajá – agonizava, os carrascos se divertiam com a cena.

O caso não vai ganhar capa da Veja ou da Folha de São Paulo. Não vai aparecer no Jornal Nacional e não vai merecer um “isso é uma vergonha” do Boris Casoy.

Também não vai virar TT no Twitter ou viral no Facebook.

Não vai ser um tema de rodas de boteco, como o cãozinho que foi morto por uma enfermeira.

E, obviamente, não vai gerar qualquer passeata da turma do Cansei ou do Cansei 2 (a turma criada no suco de caranguejo que diz combater a corrupção usando máscara do Guy Fawkes** e fazendo carinha de indignada na Avenida Paulista ou na Esplanada dos Ministérios).

Entretanto, se amanhã ou depois um índio der um tapa na cara de um fazendeiro ou madeireiro, em Arame ou em qualquer lugar do Brasil, não faltarão editoriais – em jornais, revistas, rádios, TVs e portais – para falar da “selvageria” e das tribos “não civilizadas” e da ameaça que elas representam para as pessoas de bem e para a democracia.

Mas isso não vai ocorrer.

E as “pessoas de bem” e bem informadas vão continuar achando que existe “muita terra para pouco índio” e, principalmente, que o progresso no campo é o agronegócio. Que modernos são a CNA e a Kátia Abreu.

A área dos awa-guajá em Arame já está demarcada, mas os latifundiários da região não se importam com a lei. A lei, aliás, são eles que fazem. E ai de quem achar ruim.

Os ruralistas brasileiros – aqueles que dizem que o atual Código Florestal representa uma ameaça à “classe produtora” brasileira – matam dois (sem terra ou quilombola ou sindicalista ou indígena ou pequeno pescador) por semana. E o MST (ou os índios ou os quilombolas) é violento. Ou os sindicatos são radicais.

Os madeireiros que cobiçam o território dos awa-guajá em Arame não cessam um dia de ameaçar, intimidar e agredir os índios.

E a situação é a mesma em todos os rincões do Brasil onde há um povo indígena lutando pela demarcação da sua área. Ou onde existe uma comunidade quilombola reivindicando a posse do seu território ou mesmo resistindo ao assédio de latifundiários que não aceitam as decisões do poder público. E o cenário se repete em acampamentos e assentamentos de trabalhadores rurais.

Até quando?

Atualização – 0h16 (06/01)

As informações sobre o episódio foram divulgadas pelo jornal Vias de Fato (www.viasdefato.jor.br), que faz um trabalho muito sério em São Luís, especialmente dedicado à cobertura da atuação dos movimentos sociais. No seu perfil no Facebook, uma das coordenadoras do Vias de Fato publicou a foto e a informação de que se tratava de uma criança queimada. Estamos apurando e reunindo mais informações para publicar assim que possível.

*O crime não ocorreu segunda (3) como informei. No sábado (31) o jornal Vias de Fato foi informado do episódio, mas não diz em que dia ocorreu. O Vias está fora do ar (algum problema técnico, creio), mas o cache do Google ainda permite a visualização da nota publicada na noite do sábado. Clique aqui.

**Não tenho nada contra o movimento Anonymous, que se identifica através da máscara de Guy Fawkes. Ao contrário, até simpatizo com o grupo, porque seus integrantes agem com estratégia e planejamento. Tenho restrições contra pessoas que dizem combater a corrupção participando de marchas enquanto pagam um salário de fome à empregada doméstica ou sonega imposto de renda.

Novo post com informações atualizadas:

Mais informações sobre criança indígena queimada no Maranhão

http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2012/01/06/cimi-crianca-awa-guaja

About these ads

Responses

  1. Não sei o que dizer… a crueldade dos homens é algo inexplicável. A mim só resta manifestar minha indignação.

    • Nao podemos SOH ficar indignados nao!!!!!! Nem só falar que as coisas snao assim mesmo e nada vai mudar!!! temos que exigir da justiça e governo a prisão perpétua dos demonios que fizeram isto!!! e termos nossa postura ativa e atitude de cobrança é o mínimo de dignidade de um povo e isto SEMPRE DEPENDE do povo , de nós, ou se esperarmos sempre sentados – OU TAMBEM SOMENTE DIZENDO QUE NADA VAI MUDAR (COMO O AUTOR DO IMPORTANTISSIMO TEXTO) AIH SEREMOS OMISSOS E NAO TEREMOS MAIS UM BRASIL, NEM VIDA DESCENTE AQUI.

      • Isso mesmo, Juliano!

      • verdade, não sei em que seculos nós vamos ter uma política séria. sem palavras………

      • concordo em genero, numero e grau!

      • concordo 100%

      • temos sim que nos indignarmos ,publicar onde for possível e impossível.não devemos menosprezar o que fazem a animais……mas um ser humano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!é mais que desprezível ……não há palavras que possam descrever esses madei……..desculpem pior que monstros.

      • você tem uma idéia de por onde começarmos?

      • concordo com vc Juliano,precisamos de mais justiça no Brasil.Os colarinhos brancos e os poderosos sempre fica em púnis.

      • você já deu entrada na justiça Juliano?

      • é muito fácil teorizar para outros agirem! quero saber de todos os hipócritas que estão postando aqui qual já fez o tal papel que o Juliano está levantando a bandeira??? provavelmente ninguém!!!! e porque???? porque se fossem vocês lá provavelmente estariam queimando a criancinha também.
        bando de hipócrita. Falar é muito Facil quero ver fazer. Coloque o seu na reta Juliano, antes de ficar levantando bandeirinha!

    • Se for verdade esse ocorrido mandem mais informaçã!!
      Cade a FUNAI a Imprensa até agora num se manifestarão.

      • procure as informações, vá buscar, crie coragem e denuncie, se a funai ou as autoridades nada fazem, faça você também.

    • Não sei o que pensar. Da onde essas criaturas tiraram a idéia que eles são melhores que os índios
      Será que estamos voltando a Pré-História?
      Essas pessoas são piores que animais

  2. Meu velho, põe o link aí da tua fonte, DP que teve a queixa, essas infos, para eu poder repassar pra quem pode repercutir isso fora

    • Isso, põe a fonte Rogério! O povo tá duvidando que nossos compatriotas madeireiros e ruralista sejam capazes de tal brutalidade!

      • Maíra, uma coisa é divulgar no facebook, outra é acionar órgãos para tomar ações concretas a respeito. Para isso as fontes são imprescindíveis

      • Maíra isso não é duvidar! É ter responsabilidade em divulgar uma noticia… isso não é brincadeira… precisa sim de confirmação, precisa sim de informação a cerca do caso! Não pode é usar a metodologia da Veja pra fazer noticia!!

      • Prezado, antes de ser jornalista ou blogueiro, eu sou militante de direitos humanos. Há mais de dez anos. O Vias de Fato faz um trabalho muito sério e por isso reproduzi a notícia. Todos nós estamos ansiosos por mais informações, mas os awa-guajá são nomades e vivem isolados do contato urbano. Não é fácil, mesmo para as entidades de São Luís e cidades próximas a Arame, obter informações. Daí a falar em “metodologia da Veja” é um desrespeito e até uma ofensa.

      • Muito estranho. Nenhum nome, nada. Só notícia. Assim fica difícil. Se colocarem mais informação dá para correr atrás e tentar fazer justiça. Está chegando uma época que só haverá justiça realmente se feita com as próprias mãos da população,depois de comprovado os culpados. Se depender de punição judicial nada será feito. Mexer com madeireiras é mexer com elite política. Se depender de suas leis viverão em impunidade. Está chegando a hora de agirmos, de mudarmos este país, o mundo. E n˜åo é ocupando wallstreet que isot irá acontecer. É desocupando mesmo! Sem briga feia nada será feito. Imagine se houverem protestos firmes e mais nada. As tvs noticiarao e morrerão de rir depois, já sabem o fim de tudo. Agora, se quebrarmos, banirmos, botarmos para correr, botarmos abaixo construçnoes e tudo o mais, aí poderemos nos livrar de algo podre. Caso o contrário… palavras ao vento, açnoes “bonitinhas” ao vento… e egos felizes.

      • Rogerio… vc me compreendeu mal… desculpe… respondi à Maira que toda noticia deve ser dada a partir de fontes… e não a partir do conceito da veja de fazer jornalismo… pessoas como voce são imprescindíveis! É que voce ficou numa saraivada de criticas e quis ajudar… nesta hora, já eu já estava falando com a CPT de Brasilia e com a coordenação estadual das CEB´s do Maranhão… estamos na mesma trincheira! Acredite! Sei de sua postura, não tenho duvida nenhuma !! Parabéns por seu trabalho…! Sucesso na caminhada!

    • Acho que falta PROVAS!!!, Nao basta so escrever um textinho bonitinho exaltando a crueldade dos RURALISTAS, que queimando o INDIOZINHO de 8 aninhos, vivo, se divertiam em sua crueldade. Isso parece romance barato. Please, ofereca provas.

      • corpo queimado de criança de 8 anos deve ser prova bastante para alguém não refiriria à vítima como um ‘indiozinho’, nojento a sua atitude

      • Concordo com vc, é muito fácil querer passar por bom samaritano e defender os índios indefesos sem ter provas para legitimar a suposta crueldade cometida. Não estou de maneira alguma dizendo que a morte de uma criança, seja índio ou nâo, não é cruel e revoltante, mas de fato essa “matéria” sem dados e fotos não passa de uma tentaiva de romance fulero.

      • claro nos somos sim indiozinho,mais saiba que somos ser humano eu sei que vamos morrer pra defender as nossas terras mais nem por isso que vamos desistir de lutar ja conseguimos sobreviver 500 anos desde ivasão portugues!!!

    • Ninguem aqui duvidou da boa-fé do blogueiro, tão pouco que os madeireiros ou ruralistas sejam capazes de cometer esse absurdo num lugar onde ninguem tem o poder de vigiá-los. Mas até aí, “ser jornalista” não serve de credencial nos dias de hoje – e há muito tempo, diga-se de passagem – , no Brasil e no mundo para se ter credibilidade. Inclusive, num tribunal, o ônus da prova cabe a quem acusa, na maioria dos casos. Nosso dia-a-dia tá cheio de falsas acusações pra mostrar que uma notícia leviana pode desgraçar a vida de uma pessoa…

      E antes de tudo, não curto ruralistas.

      • Nossa, não curte ruralistas? Defina ruralistas então…. esse termo é usado como se fosse sinônimo de agricultor ou quem defende as causas do agronegócio….. Podia começar deixando de almoçar pq vc os financia né?

      • Ruralista é sinônimo de quem usa a nossa terra e as nossas riquezas para exportar soja, plantar eucalipto/pinus etc, cana de açúcar e outras monoculturas. Quem coloca a comida na mesa da população brasileira são os pequenos produtores. Informe-se melhor sobre isso.

    • fico triste a cada noticia como esta, mas manifesto em todos os meios de comunicação meu pesar para as familias e minha indignação com o poder publico que sempre me decepciona e me faz acreditar menos na “honestidade” dessas pessoas. Ninguém aguenta mais essa crueldade em nome do “progresso” vcs políticos são um bando de imbecis.

      • o pior é que tem gente que aguenta… é só ler alguns posts anteriores.

  3. Rogério, onde há mais informações? Há muito poucas nesse post. Estamos tentando repercutir. Abraços.

  4. Que absurdo!!!

  5. A fonte é muito importante. Reafirmando a necessidade da mesma.

  6. Vou falar a mesma coisa que o Marcos Alemão. Se não tiver um link de confirmação do acontecimento, estaremos promovendo uma auê do nada e que pode ter consequências graves.

  7. Não dá pra acreditar… sem palavras diante de TAMANHA atrocidade.

  8. Como o “homem’ dito racional pode chegar a esse extremo de irracionalidade?!

  9. Não estão no poder os homens de boa vontade. Eis que continuará penosa a vida e a trajetória do ser humano (principalmente dos menos favorecidos).
    Isto é uma COVARDIA MONSTRUOSA.

  10. É urgente q tenhamos mais dados sobre isso. Se for verdade, temos q ir às últimas conseqüências para desmantelar a cadeia de Poder q lhes deu essa guarida.

  11. INACREDITÁVEL, INACEITÁVEL E INDIGNO DE QUALQUER SER HUMANO!!! Mas onde está o Governo que tinha como bandeira a questão indígena??? Como pode permitir isso? Porque se me falassem isso no Governo FHC que taxava aposentado de vagabundo e sem terra de bandido..eu até entenderia esta tamanha impunidade!!! Mas, me admiro que um governo, dito, esquerda e de trabalhadores, ainda permita esta situação!! Aliás eles devem estar muito ocupados para aprovarem o Código Ruralista e construir Belo Monte!!! E, ainda reclamam dos poucos que se manifestam neste País???? Melhor na Avenida paulista que em lugar nenhum!!!!

  12. Qual a fonte da notícia colega?

  13. Qual a fonte dessa informação? Faço questão de divulgar o máximo que eu puder uma barbárie dessas…

  14. Seria bom divulgar a fonte mesmo, pra que se possa ir a fundo nessa questão. Ninguém noticiou esse absurdo ainda. Temos que fazer isso alcançar a notoriedade que casos de cachorros alcançam. Pois é inadmissível que a sociedade se preocupe apenas com bichos e não com seus semelhantes.

    • O que tem a ver falar dos casos de barbáries contra cães? Por acaso uma barbaridade anula a outra? Que cabeça pequena a sua! Quem disse que casos contra humanos não são divulgados? Você não assiste jornal? Em que mundo você vive???? TODO DIA acontece algo maléfico contra alguém…as pessoas é que são moles e não correm atrás, deixam na mão da justiça…..que feio falar mal de quem protege animais. Pelo menos eles fazem algo de bom, não ficam só de mimimi!

      • Concordo com vc Gislaine existem pessoas que acham que só pq defendemos os animais não nos importamos com nosso semelhante. Me importo sim, e gostaria de poder sempre ajudar quem estiver necessitado.

      • Falou tudo, Gislaine!!!
        É incrível como condenam os defensores dos animais… Isso só faz com que eu adore mais ainda essas criaturinhas. E tem mais, quem fez isso com a criança, com certeza já fez judiarias inomináveis com animais, se tivesse havido punição, não estaria, agora, assassinando humanos.

      • Gislaine, eu adoro animais. Já tive cachorro, gato, papagaio, periquito, outros pássaros, tartaruga, hamster e até tatu. O maior amor da minha vida foi uma veterinária (que me ensinou muito sobre respeito aos animais) e acompanho, na medida do possível, as discussões sobre leis que protegem animais. Mas continuo achando que a violência contra os índios (da qual esse caso da criança morta) não comove a sociedade brasileira.

  15. Excelente artigo, que realmente informa o que se precisa saber!

  16. Pessoal, as informações foram divulgadas pelo jornal Vias de Fato (www.viasdefato.jor.br), que faz um trabalho muito sério em São Luís, especialmente dedicado à cobertura da atuação dos movimentos sociais. No seu perfil no Facebook, uma das coordenadoras do Vias de Fato publicou a foto e a informação sobre a criança queimada. Mas estamos apurando e reunindo mais informações para publicar assim que possível.

    • Estas e outras crueldades mostram a nossa impotência diante de crimes cometidos contra a comunidade indígena neste pais contemporâneo. Eu soube a pouco que uma comunidade indígena inteira foi envenenada com uma feijoada oferecida por madeireiros, a história só vazou porque 3 índios sobreviveram.

    • Valeu pela informação Rogério.
      Infelizmente nosso País é essa vergonha Nacional.
      Vou divulgar isso, mesmo que as vias de comunicação como TV, radio não façam, me sinto na obrigação de repassar.
      forte abraço.

  17. Faltam palavras para demonstrar nosso desespero diante de tal atrocidade. Precisamos incomodar o planalto, fazer muito barulho, envolver a anistia internacional, os direitos humanos, invocar o ECA, o UNICEF e todos aqueles que se dizem pelo direito à vida e à criança. É o estopim que faltava para diminuir a ação de madereiros e do agronegócio às terras indígenas, mas ele não vai estourar se não conseguirmos divulgar o fato com muito barulho.

  18. Gostaria de divulgar, protestar de alguma forma. Tenho sangue dos negros e dos índios. Mas sem as fontes e a comprovação, fica difícil engajar. Não duvido da crueldade humana. Mas como jornalista, mesmo em meu perfil pessoal, não dá nem pra cogitar o assunto sem saber a fonte.
    Abraço.

    • concordo com voce Sam….

    • Gostaria de repassar isso pro mundo …concordo com Sam….precisamos de mais fontes…mais provas….mas claro que não duvido !

    • Concordo. E o texto tem um tom muito engajado… Se comprovarem a verecidade terei o maior prazer em trazer a público o mais possível.

  19. Muito obrigado por disponibilizar a informação, Rogério, e realmente entendo o desespero das pessoas quanto à fonte, pois a própria notícia não informa muito, analisando friamente foram 2 mínimos parágrafos de informação e 4 parágrafos só de comparação com virais de internet, realmente um texto assim acaba passando pouca credibilidade e muita indignação e até um quê de histeria.
    Porém considerando que o fato seja verdadeiro, e acredito que tenha sido escrito de boa fé, não acho que esse tipo de informação sendo divulgado em jornais ou sites de grande expressão farão muita diferença. tá na hora de juntar um pessoal preparado e fazer uma “limpa” na região, porque passeatas de indignação se demonstram eficazes desde os anos 80.
    Parabéns pela coragem.

    • Concordo! Me revolto pela notícia mas critico o texto pelo preconceito dele próprio nos “4 parágrafos” contra os movimentos que lutam contra a desigualdade! Texto muito mau redigido!

  20. Boa noite! Não achei a página do jornal no facebook, você poderia postar o link? Não estou duvidando da informação, mas gostaria de repassá-la e, para que não haja contesatação, nada melhor do que a própria fonte. Valeu!

  21. Perdão, substitua “eficazes” por “ineficazes” no penúltimo parágrafo. Abraços.

  22. Isso não pode continuar, é uma vergonha nacional, ou melhor, internacional, pois sabemos que não é só o Brasil que está explorando nossa floresta, tem muitos gringos que não ligam para o que os brasileiros e nativos brasileiros desejam. Pressão popular!

  23. Rogério, o site do jornal não está abrindo!

    • Eu sei, Fernanda. Por favor, leia o post todo. Na última atualização informei isso e dei o link com o cache do Google.

      • passe o link eu mando pa tudo quando rede social!!!

      • Leia o post até o final.

  24. Vejam esse vídeo sobre o absurdo que é feito com os Quilombolas!

    • Conheço o caso e vou publicar sobre ele no blog, mas não vou conseguir ver o vídeo nesse momento. Valeu a dica, de qualquer modo! Abrs!

      • Rogério o que podemos fazer de fato além da divulgação disso? Isso é um absurdo… Não é possível que não seja publicado em algum lugar, que não seja divulgado pelo jornal…

  25. Ok, obrigada, Rogério. Não tinha visto a sua atualização. :)

  26. A maior vergonha, minha indignação é tanta que me fogem as palavras, mas estou disposta a contribuir para que esses assassinos sejam punidos e venham a cumprir pena em um presidio de segurança máxima. Pressão popular e campanha para pagarmos advogados. Acreito que seja o caminho.

  27. gente isso é mesmo verdade?isso ñ pode ficar assim,temos que divulgar pois essa crueldade ñ pode ficar em branco!aonde a raça humana é capaz de chegar?

    • Todos os dias morrem ambientalistas, por denunciar a extração ilegal de madeira nas áreas de conflito, e se sabe que tribos indígenas estão recebendo treinamento militar de bolivianos para defenderem suas terras e sua liberdade dos narcotraficantes, que os escravizam, ou dos madeireiros e isso é um pouco do que se sabe das atrocidades que estão sendo cometidas nessas zonas de conflitos. Pena que isso não comove tanto as pessoas quanto a morte de um cachorro.

      • Como não comove?! Todos estão indignados, revoltados, querendo divulgar, protestar… O que o cachorrinho tem a ver com isso? Estou começando a acreditar que esse tipo de argumento é usado, por quem, na verdade, detesta animais…

      • Dulce, eu adoro animais. Já tive cachorro, gato, papagaio, periquito, outros pássaros, tartaruga, hamster e até tatu… mas continuo achando que a violência contra os índios (da qual esse caso da criança morta) não comove a sociedade brasileira.

  28. Boa noite.
    Concordo que é uma brutalidade, totalmente hedionda! E que temos sim que divulgar para que todas saibam, que por trás de todo o sistema responsável pelos desmatamentos, para agricultura, pecuária e até mesmo o setor extrativista, envolvem questões de segurança dos que lutam para que isso acabe e dos índios que ocupam muitas dessas regiões! Acredito que haveria tanta percussão, ou ainda maior do que o casso da cadelinha assassinada, caso as pessoas que lutam pelos direitos ambientais se unissem cada vez mais!
    Discordo de ti, quando diz que não há divulgação por não haver interesse! Não há comoção, pois as pessoas desconhecem o fato! Pois os que defendem os direitos humanos, não dão a cara a tapa realmente e divulgam o máximo que podem uma noticia!
    Compartilharei no meu facebook, não para mostrar que pessoas como eu, que cuidam sim de muitos animais de rua, que sofrem maus tratos, mas porque também tenho o mesmo sentimento pelos humanos!!! Pois vivemos todos em conjunto, e fazemos todos partes de um único ecossistema!
    Já que você possui, a afinidade com questões sociais, divulgue! Divulgue abertamente, e o máximo que puder! Mas sem criticar aqueles se unem, mesmo que futilmente ao seu ver, por uma boa causa!
    Atenciosamente,
    Nathalia Suarez.

    • Falou tudo!

    • Palmas para vc, Nathalia!!!!!!!

  29. O poder dominando os pequenos é ai fica muito fácil,hipócritas, os fortes se tornarem poderosos não pela força,mais pela crueldade covarde,tem terra para todos as origens as culturas a excência da vida de nossa história esta sendo violada,a olhos nús, e o que é feito cade as grandes redes de tele-comunicações para alertar isso não podem ja foram compradas,subordinadas são todos corrompidos por esse poder imundo anti-ético anti humano anti cidadão é muio triste e revoltante…

    • O GRANDE CÂNCER DO BRASIL CHAMA-SE SARNEY, E É DO MARANHÃO, VOCES DO MARANHÃO, DEVERIAM JUNTAR FORÇAS PARA COLOCVAR A FAMILIA TODA, QUE MANDA NO ESTADO, MAIS PAREÇE UMA MONARQUIA, ESTE ESTADO LINDO QUE É O MARANHÃO, COLONIOZADO POR FRANCESES, DEVERIA SER UMA COLONIA FRANCESA, COMO AS GUIANAS, SERIA MUITO MELHOR DO QUE NA MÃO DA FAMILIA E TODA CORJA SARNEY, TUDO DE RUIM QUE ACONTEÇE NO MARANHÃO TEM O DEDO PÓDRE DAQUELE VFELHO DITADOR.

      • Geraldo.
        Essa pedra vem sido cantada há muito tempo. A família Sarney, assim como a do Inocencio, Collor, Maluf e tantas quew se criaram, por esse Barasilzão afora, deveriam ser enquadradas como crimonosos contra a humanidade. Os tribunais, agora mais independentes do que nunca, com os seus Gilmares Mendes da vida, deveriam ser algemados juntos aos seua protegidos. O INCRA, que deve ter meia dúzia de funcionários, bem intecionados, deveria sofrer uma varrida “furacônica”.
        Os madereiros. Esses,. encarceirados como mandantes da jagunçada que mata sem dó nem piedade, ou melhor, o meu Brasil, não precisa de dó nem piedade. Precisa reagir. Essa jagunçada é o braço armado de 90% do Senado, Assembléia Legistativa, Ministérios…Enfim, de todos que estamos CARECAS DE SABER QUEM SÃO.
        Eu não posso me sent

      • O SENHOR RONALDO MENDES, ENCONTRA-SE CARREGADO DE RAZÃO.
        UM DOS MAIORES CÂNCERES POLÍTICOS DESTE PAÍS, CHAMA-SE – JOSÉ SARNEY . OS JAGUNÇOS Q. FAZEM O SERVIÇO SUJO NOS RINCÕES DO BRASIL, REALMENTE ESTÃO A SERVIÇO DE UMA GRANDE PARTE DOS MARGINAIS Q. FORMAM O CONGRESSO NACIONAL .
        TEMOS QUE MUDAR A CARA DO BRASIL NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, VAMOS COLOCAR NOMES , PARTIDOS E FOTOS DE TODOS OS Q. TEM FICHA SUJA – MESMO OS PROTEGIDOS PELO – S T J – , OUTRA CAMBADINHA DE SAFADOS .

  30. Um absurdo uma atrocidade dessas acontecer e ninguém noticiar,para mim a violência têm que ser punida com rigor,principalmente quando é feita com um ser indefeso,uma criança,um idoso,um deficiente,um animal,até porque tenho certeza meu amigo esses monstros covardes que cometeram essa atrocidade com essa criança inocente começaram fazendo o que a enfermeira assassina fez com a cadelinha que você citou. Os seres ruins começam a praticar crueldades aos animais e em seguida as fazem aos seus semelhantes. O pior é a impunidade em ambos os casos,afinal somos onde impera a corrupção,a impunidade e a omissão.

  31. aguardamos mais informações, o caso está repercutindo bastante, é uma chance de responsabilizarmos os assassinos, por gentileza, nos atualize se for possível. obrigada!

  32. Um absurdo uma atrocidade dessas acontecer e ninguém noticiar,para mim a violência têm que ser punida com rigor,principalmente quando é feita com um ser indefeso,uma criança,um idoso,um deficiente,um animal,até porque tenho certeza meu amigo esses monstros covardes que cometeram essa atrocidade com essa criança inocente começaram fazendo o que a enfermeira assassina fez com a cadelinha que você citou. Os seres ruins começam a praticar crueldades aos animais e em seguida as fazem aos seus semelhantes. O pior é a impunidade em ambos os casos,afinal somos o País, onde impera a corrupção,a impunidade e a omissão.

  33. PAZ

  34. Lei do cão é o que podemos dizer,
    Leis que favorecem os favorecidos das explanadas.
    Leis que impedem o convivência de classes diferentes.
    Leis que eu rasgaria na flecha por uma criança morta com requintes de crueldades.
    Quem é que paga para nós vivermos assim?
    Fazendeiro te colocaria num chifre de boi.

  35. Seria ótimo poder saber o desenrolar desta história macabra para podermos divulgar fora do país.

    Tens mais alguma informação? Quem são os madeireiros? O caso foi denunciado à polícia?

    Isto é homicídio e os culpados têm de ser castigados!!!

    • Concordo totalmente com a Aline. Isso é crime, assassinato, cadê a polícia, cadê a promotoria? Cadê a prova. Divulgar em rede social não vai ter função punitiva de fato se não houver divulgação dos nomes, e cobrança no judiciário.

  36. Como podemos ajudar além de publicar isso nas redes sociais( o que nem sei se é lá grande coisa), digo fazer algo real mesmo… isso é de dar nojo..

  37. Qdo humanos tratarão os seus semelhantes como a si mesmos??? qdo será q uma criança terá mais importância q um gatinho ou cachorro??? qdo vou poder dizer q de fato participo de uma sociedade, de uma classe ou como quer q queiram denominar, qdo vamos poder dizer q somos racionais, chega dessa idiotice, dessa brutalidade, monstruosidade, eu tô cansada e torcendo para q todos estejam com este mesmo sentimento, q busquem resolver esse tipo de problema e não o q vejo todos os dias como assunto mais comentado em redes sociais… Vamos acordar meu povo, esse mundo n é o q quero p mim e menos ainda p meus filhos, vamos melhorar, nós merecemos mais, muito mais do q têm nos oferecido… Basta!!!!

  38. O nome da coordenadora para que possamos ter acesso às infomações no facebook, Rogério… esse assunto é muito sério.

    • Alice Pires

      • Olá, Rogério. Também estou divulgando a matéria, mas o único representante deste jornal é este, no facebook: Jornal Pessoal do Eri Castro: Jornal Vias de Fato.
        Ele não comenta o assunto e há diversas Alices Pires. Sei que você deve estar sobrecarregado de pedidos sobre as fontes, mas será que haveria outro meio de contatá-los ou teria como você conversar com a Alice Pires para que poste algo por aqui?
        Muito obrigada
        Denise Gallo

  39. E muito triste ver toda esta crueldade com o ser humano.

  40. Pessoas como essas nao podem ser chamadas nem de animais, porque estaria ofendendo a qualquer especie que tem sentimentos! Espero que apurem o caso e que sejam punidos esses crueis madeireiros. O Brasil nunca jamais podera ser considerado um pais do futuro se continua as tribos indigenas, nossas raizes mas profundas, sendo tratadas sem o minimo de dignidade. A essas alturas q todos sabemos das consequencias da destruicao, da ma exploracao para o meio ambiente. Os indio, que soh querem seguir vivendo suas vidas, totalmente adaptada e respeitando seu entorno. Quando deixara o homem branco de ser “bestia” e aprender com a sabedoria dos indigenas?

  41. Rogê, assim que chegar a info restante, atualiza e divulga, que vamos fazer isso chegar à OEA e Genebra
    Parabéns, brother

  42. iNICIEI DIVULGAÇÃO NO FACEBOOK E ME COLOCO À DISPOSIÇÃO PARA FUTURAS AÇÕES SOBRE A QUESTÃO!!
    “TENHO HOJE NO MEU PERFIL, EM SINAL DE PROTESTO, A IMAGEM DE UMA CRIANÇA INDÍGENA QUE FOI ASSASSINADA ( QUEIMADA VIVA ) POR MADEIREIROS NO MARANHÃO… ESTA IMAGEM VAI ME LEMBRAR E A TODOS OS MEUS AMIGOS QUE ESTA ATITUDE BÁRBARA NÃO PODE MAIS FICAR IMPUNE NO BRASIL!!! EXIGIMOS QUE A MÍDIA VEICULE A NOTÍCIA E O GOVERNO TOME PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS NESTE CASO!!!”

  43. cadê a porra da fonte?
    Se tal brutalidade tivesse mesmo acontecido, teria fotos do corpo, não só de história da carochinha! A imprensa no Brasil é livre amigão, então põe a porra da tua fonte!

  44. Eu só quero fazer uma simples e significativa pergunta: DE ONDE NÓS BRASILEIROS VIEMOS!!!??? de onde a raça brasileira, o primeiro brasileiro surgiu??? de um NEGRO e um ÍNDIO. Depois, de uma negra com um Portugues e uma índia com um Portugues. E, isso só ocorreu nos primeiros anos do DESCOBRIMENTO DAS TERRAS BRASILEIRAS, (reprodução de filhos entre Portugueses e índias) apenas nos primeiros anos. Agora, a onde quero chegar com isso!!! ”toda essa aula de história”’. Quem o brasileiro pensa que é!!!????? Nós somos ELES…( INDIOS E NEGROS)!!! Mas, infelizmente o povo brasileiro se ”acomodou” tanto, sendo refém da política SUJA E PODRE! que acham, que por que tem olhos azuis, pele branca( sendo brasileiro) se jugam melhores! porque, a ignorancia infelizmente impera nesse País!!!

  45. ESPERO QUE TAL FATO NÃO SEJA PROVENIENTE DE UM IRRESPONSÁVEL AFIM DE APARECER.QUE APAREÇA A FONTE!

  46. seguirei com vc.espero que seja mais fácil de averiguar suas informações no futuro.Temo muito por uma luta armada com nossos irmãos indígenas.Seria um massacre.Mas sei que hoje pela NET tudo pode ser orquestrado.Peço a todos cuidado com divulgações & divulgações.Neste momento minha indignação é maior que minha capacidade de aceitação.Peço a DEUS que seja engano!valeu cara pela informação.

    • Deus? se ele existisse impediria situações como esta, e muitas outras que ocorrem no mundo.

      • JOÃO O deus DESTE SECULO SEGA AS PESSOAS PARA PRATICAR ESSES ATOS MAIS VAI CHAGAR A HORA DELES E DE TODOS A QUELES QUE SE DEIXA SER ENGANADO POR ele. POIS O NOSSO DEUS É FIEL E QUEM O CONHECE SABE QUE TODOS OS ATOS RECEBERAM AS JUSTA RECOMPENSA.

  47. Honestamente não concordo com o começo do texto. Se você é mais um que acha que o valor desse é maior do que o valor daquele, não sei o que você protesta aqui.
    Uma criança queimada viva é uma atrocidade inominável e eu concordo que a punição real é ilusória. Mas desmerecer um caso de tortura, resultante em morte, vindo pelas mãos de uma enfermeira na frente da própria filha só por ter se passado com um cachorro é meio bestial. O medo, a dor e o desespero que a criança sentiu foi o mesmo que o cachorro. Se o que indigna é a empatia com o sofrimento, dor e morte, qual a diferença? Honestamente, causa comoção por saber que alguém o fez e por haver uma denúncia e provas tão contundentes e chocantes, como tem sido todos os casos semelhantes e nenhuma punição ter sido aplicada. Se fosse uma criança (preta, azul, verde, amarela ou branca) torturada e morta nas mesmas condições, com as mesmas provas, a enfermeira não estaria fora da prisão.
    Se fosse no meio de um cenário de desmatamento, numa região isolada, ficaríamos sabendo o pouco que ficamos nesse caso dessa criança. A questão não é que se dá mais atenção a um cachorro do que a uma criança. Houve um assassinato de uma criança a tiros na mesma semana, pelo prório pai, se não me engano, mas houve pouquíssimo alarde pois o culpado foi preso dois dias depois e a globo não teve tempo de fazer a palhaçada Isabela novamente. A questão é que existem leis e punição para crimes contra crianças e leves tapas na mão para crimes contra animais. E eu digo crime. Tortura é crime. Ninguém que defendeu a prisão da enfermeira é contra crianças ou se importa menos. Há uma diferença clara, não acha?

    • Quem desmereceu o quê? Dizer que uma algo não vai virar assunto de mesa de boteco como outro fato igualmente lamentável virou é desmerecer este? Menos, menos.

  48. sem palavras, revoltante

  49. Muito triste mesmo, isso tem que acabar, e para isso o povo precisa se unir e SE MEXER!

    So achei lamentavel o seu comentario sarcastico quanto a “turma do cansei”….

    oi??

    E vc, amigo, com que terminou o seu texto com a frase “ate quando?” nao se enquadra na “turma do cansei???

    Por que o deboche?? pq o sarcasmo com os unicos que fazem algo, que protestam, se indignam, assim como vc!

    Saiba que sao esses os que vao fingir que nao viram seu insulto, e vao ajudar a divulgar sua reportagem, pois com certeza o tema eh muito mais importante do que o seu EGO.

    Falando assim, vc se acha a ultima bolacha do pacote, como se fosse o unico que se preocupa com isso, e o resto eh so “modinha”…. baixa a bola amigo, e inves de ir contra a mare, se achando o justiceiro solitario, se una e APOIE as passeatas, os anonymous, o occupy…. Somente assim se muda alguma coisa! com UNIAO E LUTA!

    • Apoio com toda disposição os occuppy e os anonymous, mas não me somo à turma do Cansei (ou do Cansei 2) de jeito nenhum.

      • Rogério, não é a turma do cansei, são movimentos sérios e cada vez mais organizados que estão na linha de frente com a corrupção e sua consideração e apoio tbm.

      • Entao Rogerio, por favor, desenvolva seu argumento. Quem seria a “turma do cansei” e do “cansei 2″…. porque seja quem forem, eu ja apoio e me identifico so com o nome, pois afinal EU CANSEI mesmo! vc nao?

    • achei ótima sua colocação, já até comentei lá em baixo.
      Só somando que chegamos onde queremos. Ficar debochando de outros movimentos não leva a nada. E apesar de participar de grupos que citou (ocupa e anonymous) divulguei essa postagem para que todos saibam dos absurdos que acontecem.

    • Super Concordo!!!!!!!!

  50. [...] As dálmatas gestantes que morreram na mesma semana da yorkshire Lana não passaram em branco. E o pequeno queimado pelos madeireiros também não vai passar. Ah, sim: buscando pelo Twitter, você encontra manifestações constantes [...]

  51. Cada vez mais eu acredito que existem pessoas que já nascem “consagradas” ao demônio, pois somente uns capetas destes
    são capazes de tamanha barbaridade com uma criança. Onde
    estão as autoridades locais que ainda não tomaram as devidas
    providencias ?

  52. Eu tenho lido sobre índios e tenho a carta de Pero Vaz de Caminha. Aqui encontraram-nos lindos, saudáveis e em número significante e expressivo de nativos, andando livres e bem nutridos no seu lindo quintal. Hoje reduzidos, e muito: sem rios e sem florestas, porque o branco precisam dos seus quintais, poluem os rios e desvastam matas e florestas pela ganância do lucro, deixando-os a mercê e ao abandono. Parece que não existe uma legislação que os proteja. Ele não entra em nossa legislação, não é considerado cidadão. Então, descaso, abusos e atrocidades de todo o tipo, a todo o momento. Governo e o homem branco a ele são infligidos, por conta de uma legislação que não o ampara: tomam suas terras, confinam-o em áreas onde não há pesca e nem floresta. O Indio está doente e abandonado. Aqui em Santa Maria, apareceu no asfalto um grupo de índios, retirados de uma área de terras, mas que seria ocupada por negócios do branco. Saiu no jornal e depois não falaram mais nada. Só imagino a miséria e o descaso que essas criaturas estão vivendo. O homem só valoriza o lucro, o que rentável e o promove, como é o caso dos cachorrinhos de estimação. Gastam muito com eles, com requintes de luxo e propagandas. Eles devem, sim, serem bem tratados. Mas até, onde seus donos ou empresas se interessarem, porque se dá uma epidemia neses bichinhos, o trato será outro. Serão mortos com toda a espécie de crueldade, serão atirados nos rios, queimados vivos, porque no homem não existe compaixão, misericórdia e caridade. Se Indio de repente, deixa de ser despesa e passa a ser lucro, então, nossa!! Ou se Indio tiver direito de votar, vai melhor um pouquinho sua situação, pelo menos em época de eleições…!!!!@@@@@@@ Foi hediondo e cruel demais o que fizeram com essa criança!!! e será que o governo punirá esses algozes???

    • Gente pelo amor de Deus! Não é óbvio que uma pessoa que se comova com a morte de um cachorro se comova com a de qualquer outro ser humano? A diferença foi que na história do cachorro tinha um vídeo comprovando o ato o que colaborou para a revolta geral. Quem maltrata os índios não são as pessoas que gostam de animais, não sabem fazer uma crítica diretamente aos verdadeiros bandidos dessa história? Já assisti diversos documentários sobre a forma que tratam os índios e fico penalizada mas ninguém reage de forma efetiva. Só divulgar o fato e pedir justiça mantendo a bunda na cadeira de madeira que vc nem sabe de onde veio também não vai ajudar muito. Eu não duvido da maldade desses homens, mas também não duvido que nesse caso possa haver controvérsias e se não há nenhuma prova, divulgar não vai dar em nada! Infelizmente! Muito triste isso. Em tempo, respondi aqui porque não achei onde comenta.

  53. E a humanidade caminha rumo ao precipício… Quanta crueldade o homem é capaz de realizar??

  54. Indignação !!!!!

  55. Covardia absoluta!!!!

  56. Canalha divulga a fonte! Ninguem acredita mais em mentira de socialista

    • Se você não sabe ler, não posso fazer nada. Leia o post até o final.

  57. Inversão de valores… Barbárie!

    • ESSA INVERSAO DE VALORES SEMPRE SERA UMA REALIDADE EM PAISES QUE DAO MAIS VALOR AO MATERIAL QUE O ESPIRITUAL >>>

  58. Por favor,não consegui chegar até a fonteda notícia.Apenas uma nota em um site.Pode me ajudar?Estou tão indignada que não posso acreditar nestabarbárie.obrigada.

    • Renata, todos nós estamos ansiosos por mais detalhes e informações sobre o caso. Quem divulgou a informação foi o jornal Vias de Fato, que faz um trabalho muito sério (mas está temporariamente fora do ar). Qualquer novidade será divulgada (também) aqui.

      • ISSO E MUITO ESTRANHO E ATE LOGICO PORQUE QUEM E UM DOS DOMINANTES NA POLITICA E TB. NOS MEIOS DE COMUNICAÇAO NO MARANHAO ???

  59. Se tivesse vídeo desse assassinato pode ter certeza que teria infinitamente mais repercussão que a história do cachorrinho morto pela enfermeira, que só teve a repercussão que teve, pela violência mostrada em vídeo. E ainda bem que as pessoas se indignaram.
    Não se trata de que estamos valorizando mais a vida de um cão do que a de um ser humano. De jeito nenhum!!! Mas uma coisa não anula a outra. Devemos nos indignar até por uma árvore tombada na mata atlântica.

    É obvio que se houvesse vídeo do assassinado dessa criança chocaria o país inteiro. Mesmo sem, já é uma história repugnante.

    Só digo isso para a esquerda não ficar parecendo chata, polícia, julgando os sentimentos das pessoas, do que elas devem ou não se indignar. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    Compartilhei no face.

    • Falou tudo.

  60. Poste no meu face que vamos fazer a notícia acontecer,com toda indignação que merece.Que é isso?!!!

  61. Infelizmente tem uma coisa q a população não aprendeu a fazer e não vai aprender tão cedo: votar. Enquanto tivermos gente achando legal colocar Tiriricas no poder, votar sempre na mesma situação ou na mesma “oposição”, nada vai mudar. E enquanto o país se preocupar com futebol e não mexer um dedo para política tb não vai mudar. Se fosse em outro país sequer teríamos chegado a tal ponto.

    E o mais revoltante é ver uns idiotas falando de conspiração de países q não qurem nosso desenvolvimento qdo falamos desses absurdos….

    • Bem lembrado. Os “nacionalistas” que acusam ONGs ambientalistas de impedirem o desenvolvimento do Brasil não vão dar um pio sobre o indiozinho queimado.

      • Há mais de 30 anos, coisa recente!, eu perdi dois tios em Minas Gerais, assassinados por fazendeiros que queriam tomar as terra de minha avó. Houveram outros casos criminosos que chocam nosso povo, a exemplo do Cacique Nísio, Guarani Kaiowa. Nós colocamos nossa revolta, indignação, tristeza, sentimentos às famílias, protestamos em poucos representantes na esplanada dos ministérios, conversamos com políticos de alto escalão, mas tudo serve para nos enganar. Fazem política do: vamos ouvir para calarem as bocas, não precisamos fazer nada porque eles não merecem viver! E isto vai mais longe, dentro desta sociedade podre.
        Há dois dias acompanhei minha sogra, Kerexu (Jandira), Guarani M”Bya, num atendimento covarde e preconceituoso no sistema público de saúde. Ela chegou com sintomas de AVC e a dita “médica bem conceituada e técnicamente especializada” não se dignou nem em examinar a paciente. Infiou logo dois tubos de soro na veia, diagnosticando desidratação. Passados mais de 6 horas que ele estava tentanto, de alguma forma em seus gestos, mostrar algo que não estávamos entendo, fomos informados por outro médico que rendeu o plantão, que a Xerai Kerexu estava de alta. Perguntei sobre os exames e ele quiz examinar a paciente. Médico:”traga-a aqui”, Eu:”Como?, ela está deitada desde quando chegou, sem movimentos firmes, não abre os olhos. E quando teve movimentos, mostrava algo que não entendíamos! Perguntei à outra médica e ela disse que era normal!”. Médico: após examinar melhor as anotações de sua antecessora, disse: “Vamos examiná-la”. A percepção dele nos resultados dos exames físicos me deixou perplexa, sua pela ficou pálida ao constatar que o caso seria AVC. Inconformado e ouvindo nossa reclamação do atendimento que tivemos desde nossa chegada com a paciente, imediatamente colocou-a internada. Ontem ela foi transferida para a UTI com perspectiva de ser transferida para o Hospital São Paulo, para melhor acompanhamento.
        Agora me digam, se não fosse a consciência de perguntar sobre o não exame físico realizado, se o médico plantonista não fosse consciente de sua profissão e nem quisesse ver a paciente como a médica anterior, como seria? Com certeza teríamos uma indígena a menos junto de nós!!!!!!! Então, a carneficina continua de formas cada vez mais ampla. A sociedade não é só dos poderosos financeiramente e politicamente, é também desta sociedade que acredita ser produtores de “cocôs de ouro” ou “cocôs perfumados”, se dando o direito de nem tocar num ser que depende de seus deveres = falo desta médica discriminatória!!!!! e de outros profissionais que possam ter a mesma atitude que ela.
        Com certeza, se tivéssemos o vídeo desta cena revoltante (a morte da criança), se fossemos indígenas unidos; independente de região, povo, número; teríamoss força para nos fazer ouvir por órgãos internacionais. Internacionais que sabem cobrar deste governo os nossos direitos. Olha como foi que saiu a Lei Maria da Penha!!!!
        Não sei se falei coisas que não terá entendimento, coloquei meu desabafo com tanta veemência que não quero nem ler o que escrevi. Vale o que meu coração quiz gritar. Estas covardias estão me deixando de tal forma que não acredito mais no ser humano.

  62. falta fonte confiavel.. um blog divulgando um site fora do ar, que no cache do google diz que a noticia foi divulgada em 31 de dezembro e que aconteceu algo dia 3 de janeiro… parece babacagem de internet igual o indio chorando por belo montes, criança com cancer que vai ganhar dinheiro com clicks da AOL e outras bobagens

    • concordo plenamente com voce Antonio….divulgo, corro atrás, mas só do que é comprovado, pois já fiz papel de idiota divulgando crianças com doenças sérias, desaparecidas, etc…depois descobri que era tudo mentira, agora só divulgo quando tenho provas da veracidade dos fatos e até este momento não vi nada que comprovasse o que está sendo divulgado aqui!!!

      • Realmete concordo com vcs, o caso da enfermeira que matou o cachorrinho tinha um vídeo pra comprovar…por isso tanta indignação…um caso como esse com uma criança é muito grave…se tiver fonte confiável também vou colocar em tudo que é rede social e penas vão voar!!!!

    • http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/01/06/crianca-indigena-de-8-anos-e-carbonizada-no-maranhao.jhtm

  63. Temos que fazer isso repercurtir, esses fazendeiros não podem ficar impunes, a Funai não pode ficar inerte!
    Assim que tiver mais informações, mantenha-nos atualizados.

  64. igualzinho fizeram com GALDINO Pataxó em BRASILIA, que vergonha o Brasil 511 anos matando os indígenas.

  65. “Quem me dera ao menos uma vez acreditar que tudo é perfeito que todas as pessoas são felizes, quem me dera ao menos uma vez como a mais bela tribo dos mais belos índios não ser atacado por ser inocente” (Renato Russo)

  66. Indignação é uma qualidade do ser humano que deve ser colocada em prática. E eu acredito sim que movimentos como passeatas dão resultados também. Porque inspiram outras pessoas e pressionam autoridades. Desde que o PT, que inspirava a população, chocou a mesma com tanta impunidade diante da corrupção do seu governo, o brasileiro tornou- um ser atônito, que assiste a tantos absurdos paralisado. Para quem quiser chacoalhar o esqueleto e sair desse estado de petrificação e ir para a ação: “Indignai-vos” de Stéphane Hessel.

  67. Mas você pode… provar?

    • Ele não tem que provar nada. A Polícia Federal tem que ir lá e averiguar.

      • …concordo com toda e qualquer investigação, desde que ela seja direcionada à promoção de justiça e não como vemos comumente, atendendo apenas a interesses de ONGs, MOVIMENTOS ESCUSOS sem fins definidos, IMPRENSA, MEIA DÚZIA DE POLÍTICOS INTERESSEIROS ou OPORTUNISTAS de plantão, CAÇADORES DE MISÉRIA, e pq não alguns policiais apenas querendo aparecer na mídia, etc…Ressalte-se, sem querer defender madereiros sanguinários, Mas, mas, INDIOS e QUILOMBOLAS são igualmente marginais na medida em que são livres para administrar (vender, trocar, emprestar, destruir, alienar etc) o patrimônio que o Estado tirou do povo e lhes deu, e agora não fiscaliza e nem tem autoridade nenhuma sobre eles. Se é cadeia, então para ativos e passivos sem diferença na dosemetria da pena.

  68. ENQUANTO OS GOVERNANTES DESSE NOSSO PAIS CHAMADO BRASIL FACAREM SEM VOTAR UMA NOVA LEI PARA OS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS ESSE TIPO DE ABUSO VAI CONTINUAR POIS NESSE CASO E TERRA DE NINGUEM >>>

  69. Temos que divulgar sim!! As redes sociais estão aí p isso tb! Vamos cobrar da justiça punição p quem agride ou assassina crianças, indigenas, deficientes, idosos e animais!! Vamos ver quais politicos defendem essas causas! Vamos ver em quem vamos votar!!

  70. Vamos cobrar da justiça punição qualquer tipo de preconceito, de violência contra crianças, indios, deficientes, idosos, animais! Vamos votar só em quem defende essas causas!! Lembrem que quando o povo resolveu, Fernando Collor saiu do poder!! O POVO PODE DECIDIR, BASTA AGIR!

  71. Noticia triste:
    Foi confirmada pra mim, pela Coordenação Nacional da Pastoral da Terra, o assassinato de uma criança indigena da etnia Awa-Guajá, no municipio de Arame, interior do Maranhão. Esta criança de aproximadamente 8 anos de idade, foi queimada viva por madeireiros em novembro de 2011, em razão do medo que os indios ficaram, somente agora é que se soube. Façamos nossa parte, denunciemos e peçamos punição aos assassinos! http://toninhokalunga.blogspot.com/2012/01/crianca-indigena-e-queimada-viva-e.html

  72. PArabéns Rogerio… graças a voce, esta noticia terá repercussão! Parabéns! Lá de longe, na Terra Sem Males, o pequeno Awa-Guajá esta sorrindo, pois militantes como voce, fazem valer a pena a luta por um mundo melhor! Deus te abençoe companheiro! Que Tupã o proteja!

  73. [...] Roubei esse post do Conexão Brasília Maranhão. [...]

  74. Discordo ao citar outros grupos que buscam bater de frente com o sistema. Todos fazem sua parte e todos buscam informações para se indignar e fazer carinhas na Avenida Paulista. Esse é mais um tema importante que é deixado para trás, infelizmente. Porém não é o único problema do mundo. Sei que convivo num mundo completamente diferente da realidade que é passada na mídia, tanto em violência física, quanto em violência moral. Ao mesmo tempo que batalho para que absurdos como esse não aconteçam com a construção de Belo Monte, também batalho com carinha de indignado usando máscara pelas ruas. Todos têm seus devidos motivos para se revoltar, respeite.

  75. meodeos… é o fim do mundo msm!

  76. ¿Donde esta, lo que hace la srª pres. Dilma Guerilllera?

  77. Deus, conceda-me forças para seguir em frente e acreditar na mudança de comportamento do mundo. Minha raça, que faz parte de sua criação, desencadeou males e mazelas pelo mundo a fora. Não há respeito pelo pela terra, pela água e pelo ar. Sigo este caminho guiado por suas forças, acreditando no bem que devo fazer ao meu semelhante e a natureza que me cerca. Quero ser o exemplo. Quero dar o exemplo. Desejo ser a mudança que quero para o Planeta. Choro por sentir pela perda de uma vida humana, como por uma árvore desmatada. Sei do que sinto, sei do que falo. O homem misturou Deus com dinheiro e não sabe a quem louvar e tampouco agradecer. Lamento por minha raça.

  78. Muito bom, pena que no testo não tem informação nenhuma sobre o ocorrido, apenas um manifesto…

  79. Mais uma notícia:

    http://www.fmnativa.com.br/noticia.php?id=2851

  80. Absurdo!!! O Brasil é uma terra sem lei, apesar de 500 novas leis serem criadas todo os dias! O problema está aonde? Na corrupção, ganância, impunidade? Cadeia é pouco para gente dessa laia!
    É inacreditável que algo assim aconteça e não tenha repercussão intenacional até!

  81. A sua matéria é muito boa, exceto pelo fato de se importar mais em mostrar o que anda errado com a sociedade, em vez de ficar fazendo comparações imbecis entre movimentos de ONGS. Pessoas que lutam pela causa de animais, tb lutam por causas de idosos e índios. Enquanto tivermos pessoas como vc, que acham que uns são menos importantes que outros, ainda teremos no mundo, pessoas com atitudes bestiais como essa descrita por vc mesmo, o que não é menos bestial que suas comparações idiotas.

  82. Já massacraram tribo inteira, mais de uma vez, e ainda tem cara de pau que vem querer negar.

  83. Eu tenho muita pena das pessoas que se fazem de ignorantes nestes comentários. Ok, pode ser que a história seja fake e que mais hora menos hora a coisa se mostre errônea. Mas isso é o de menos, analisando friamente.

    Como se isso fosse o único caso de violência contra povos indígenas. Como se os latifundiários fossem santos que pedem com educação e cortesia para que os nativos deixem suas casas para que possam queimá-las e transformas suas terras em pasto. Ou vocês acham que tá tudo bem e a coisa é sempre resolvida diplomaticamente? Ou vocês não percebem que os interesses do dinheiro ditam as leis onde não há fiscalização adequada?

    Não preciso nem falar aqui dos assassinatos de quem está lá nessa zona de alta tensão e de conflitos, defendendo direitos mínimos para os cidadãos que moram naquelas regiões, perante os interesses escusos dos fazendeiros.

    Vocês só podem estar de palhaçada aqui. Ou então são mesmos uns calhordas direitistas que defendem a todo o custo o capital sobre todas as ouras coisas, inclusive os direitos humanos.

  84. Sinceramente, um homem desse deveria pagar muito. Antes de agir assim, deveria imaginar como seus filhos deveriam está se fossem eles sendo queimado ali. esses homens deveriam ser torturados e ficar com serias consequencias. Não desejo o mal de ninguem, mas sinceramente, essa criança linda perdeu sua vida e nada mais nada menos, esses homens deveriam pagar por seus atos … Que mundo injusto esse rapaz! Imagine essa criança, o que ela passou antes de morrer. Esse brasil injusto. Ao ler isso, fiquei chocada, me imaginei no lugar dessa criança. Horrível o que fizeram com ela.. cadê a justiça ?

  85. Alguém mude o texto pra “Poodle é queimado vivo!” Talvez as pessoas se interessem mais em divulgar ou se indignar.

    • Você odeia poodles, hein Anderson? Não tem vergonha? Do mesmo modo que se indigna com gente que dá atenção aos bichos, por outro lado você é que não se mostra indignado com quem queimou a criança. Está preocupado é se alguém gosta de poodles… Quem se preocupa mesmo, de verdade, com as atrocidades cometidas contra indígenas e ambientalistas, não acha tempo pra pensar em poodle.

    • Babaca… se for pra escrever besteira que coloque vc no lugar do “poodle” …..

      • Quanto ódio. Quem é o babaca? E quanta sensatez ou inteligência existem nas suas mensagens?

  86. Isso é o que chamo perder a credibilidade sobre assunto sério. Ninguém vai acreditar nessa história se o texto tem fontes fracas, e pior: SE COLOCA UMA FOTO ACHADA NA INTERNET! Tá na dúvida? Procura ‘dia do índio’ nas imagens do Google e veja quem aparece: Oh, a pobre vítima dos madeireiros… Que coincidência, não?
    Dai quem é sério e está tentando lutar pelo fim do agronegócio exacerbado perde toda a credibilidade.
    Foto do dia do índio: http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/dia-do-indio/

  87. Tudo que acontece agora, comparam com o caso do cachorro que foi mal tratado.
    Quanta hipocrisia.
    Um caso desse é mais forte, e pode acreditar que vai ganhar força sim.
    Não vai ser por causa de um choro apelativo do tipo “se fosse um cachorro, todos estariam dando importância”. Vai ser por causa da brutalidade cometida contra um ser indefeso.
    Muita gente já compartilhou isso no twitter e facebook.
    O texto estaria perfeito, não fosse essa comparação com o caso do cachorro, que já tá enchendo o saco. Tudo que acontece, colocam o caso do cachorro no meio, como se as pessoas não dessem importância.
    Tudo que acontece e revolta o povo, é dada a devida importância.
    Quando foi o cancer do Lula, muita gente postou brincadeira do tipo “vai pelo sus”.
    Várias pessoas postaram “com o cancer não se brinca”.
    Essas mesmas pessoas ficaram postando imagens ironizando o caso do cachorro.
    Se querem respeito, devem respeitar também.
    Cada um tem sua preferencia.
    Tem homem que gosta de homem, mulher que gosta de mulher, no mundo do sexo tem gente que é adepta de zoofilia, tem gente que é sadomasoquista, tem gente que gosta de levar mijada na cara, tem homem que gosta de ver sua esposa sendo enrabada por outro homem…
    Aí não podem existir pessoas que gostam de cachorros ou outros bichos ?
    Tenha dó.
    Violencia, contra qualquer ser, nos deixa revoltados.
    Sejam índios, negros, homossexuais, cachorros, gatos, qualquer tipo de animal.
    Vai dizer que não foi grande a revolta quando os caras agrediram pai e filho achando que eram gays?
    O caso do índio queimado não teve prosseguimento na justiça, mas a revolta do povo foi fraca por acaso? Não saiu em jornais, revistas nem nada? Isso sem contar que na época não tinhamos, sequer, orkut. Nem todos tinham acesso a internet.
    Não façam comparações ridículas.
    Cada caso é um caso.
    O que deixou todos revoltados no caso do cachorro, talvez, tenha sido a gravação da agressão.
    Você saber de uma coisa é completamente diferente de você ENXERGAR que aquilo está acontecendo.
    O impacto quando você VÊ é infinitamente maior.
    Não estou defendendo.
    Apenas dizendo que, enquanto acontecerem essas comparações, as pessoas que deram importância ao caso do cãozinho, vão pouco se lixar para isso, justamente por causa das comparações. É como se fosse uma birra.

    No mais, isso aí é revoltante, SIM ! Merece mídia. Eu já divulguei em tt e fb, coloquei no orkut e já espalhei por email também.

    Agora, da próxima vez, ao invés de fazer comparação, apenas demonstre revolta contra o caso em questão. Assim ganha mais força.

    Cada caso é diferente.

    • Concordo. Agir contra QUALQUER ser indefeso, é pura COVARDIA!!!

      • Cecile, entenda uma coisa: essas pessoas que se revoltam contra quem tem carinho pelos bichos e ficam falando em ajudar os pobres, as crianças… nada, NADA FAZEM POR NINGUÉM. Quem se irrita com o bem sendo feito a um bicho (sempre amigo se for tratado com um mínimo de bondade), não tem índole para fazer o bem por ninguém. Esse tipo de gente só se preocupa em atirar pedra nos outros, aquelas pessoas que efetivamente e abnegadamente fazem algo de bom, para tornar o mundo menos triste.

  88. Se existe a demarcaçao… nao tem mais conversa! ha q se cumprir a lei. que chamem a funai, policia, o escambal e se faça cumprir justiça. mas infelizmente sabemos que no Brasil ha dois pesos, duas medidas. eu so fico imaginando se essa criança fosse filha de algum politica ou de algum fazendeiro. certamente ia dar em guerra.

  89. O Pior é ver que tem gente que acredita nesta BESTEIRA. Mentirosos….. Cadê a fonte???????? Já tem um monte de indignados…. he he he

    • E você tem tanta certeza que é mentira por quê? Ou será que o foco é que o incomoda?

  90. Tem coisa ruim acontecendo no mundo todo. Tem crianças que são largadas em orfanatos na China para morrer. Tem crianças mutiladas em quase todo Oriente médio. Tem crianças sofrendo maus tratos em São Paulo. Tem cachorro morrendo a pontapé. Tem idosos sendo abusados por quem deveria cuidar deles. Na Somália morreram 750.000 em quatro meses, de fome. Sim, de fome. E, além de posts polêmicos, que não saem dessas páginas que poucas pessoas com vontade de ação acessam, o que cada um está fazendo aqui? A indignação é muito boa, é o first step, mas se para aí, vira demagogia, daquelas bem vazias. Busquem, dentro das possibilidades de cada um, o que pode ser feito, se podem ser doações, uma viagem, uma ONG, uma carta! Agradeço àqueles que vão do “indignado por ser uma criança e todos ligam só pro cachorro” e vão atrás de como ajudar!

    • Isso aiii!

    • Inclusive você! Ou será que só tem tempo para reparar no rabo dos outros?

      • Não, eu inclusive não ataco ninguém diretamente em blogs por aí, com palavreado de gente sem argumento. Sou voluntária há 3 anos em uma organização internacional que promove intercâmbios culturais para que jovens universitários possam causar impacto social, em países como o kenya e somália, inclusive. E para que jovens possam vir ao Brasil trabalhar em corporações, ongs, projetos educacionais.
        e você mesmo? apenas para que eu refresque aqui minha consciência. não que eu precise de você pra fazer a diferença que eu acredito no mundo!

    • Larissa em qual organizacao internacional vc trabalha? Me interessei muito. Me envia algum contato por email. Pode mandar nesse aki: ledonega@hotmail.com.

      • Diferentemente de você, não compareci aqui para fazer propaganda pessoal. O meu trabalho é anônimo, do tipo que nunca será laureado nem festejado. Não faço nada por reconhecimento.

      • Propaganda pessoal? rsrs
        É cada um…

      • Não me dá direito de resposta, Rogério? Você tem o senso democrático dos madeireiros.

      • Você tomou chá de cogumelos? Todos os seus comentários foram aprovados (e vão continuar sendo, mas não respondidos)… um abraço e feliz 2012!

      • Te mando sim o site, é muito bacana para quem quer se mobilizar por esses assuntos, mas não sabe muito bem como, o projeto mais legal que eu tenho visto é o do Kenya mesmo! Te mando os links também.
        Eu faço propaganda de um trabalho que gera impacto positivo, que é TOTALMENTE voluntariado, criado por jovens, que mobiliza 50000 pessoas no mundo todo e que não precisa do reconhecimento de ninguém, porque é silencioso e extremamente impactante para quem o vive, por isso você não sabe e nem saberá o nome, não é para você.
        BTW, como jornalista, nunca comento nesses blogs, por conta de pessoas como você, que tem o trabalho anônimo de ficar o dia inteiro comentando em cima do que os outros tem a dizer. Deve ser um belo trabalho. Me encerro por aqui, espero que aproveite a oportunidade, Levi, e a leve a quem REALMENTE se interessa pela mudança positiva, sem precisar se auto-firmar em espaços online! Abraços a todos, que cada um tenha sua consciência limpa pelo que faz ou deixa de fazer!

    • Larissa, também me interessei pelo seu trabalho! Estou buscando uma oportunidade assim já faz um tempinho, me passa os dados também? pode ser pra esse email: alexa.calda@hotmail.com.

      Abraços.

  91. Quero compartilhar q vdd ou não, coisas como essa ou ate pior acontecem com os indigenas…fotos,videos…provas concretas são dificil de existir…basta apenas fikr alertas…Veja o q aconteceu a poucos dias no Mato Grosso…foi desespero…foi terror…e isso é fato….

  92. Como alguem coloca uma noticia dessas, sem uma foto, uma testemunha, um nome sequer, uma data correta ( alias dia 3 foi terça e nao segunda ).
    Isso é muito serio pra ser lançado assim. Tenha realmente fatos concretos e depois divulgue.

    • O Motivo é simples. É uma mentira…..

  93. Teve algum “motivo” explicado?

  94. Acho de péssimo gosto,preconceituoso, arcaico, tacanha e grosseiro que ( de novo) se compare o caso da criança de 8 anos com o do cãozinho. Que se compare seres humanos com animais. Então os seres humanos são mais importantes que os animais…. e PORQUE? porque… somos … racionais? …… pensamos? E o que fazemos com o que pensamos?
    ( ………..)
    Se todos queremos defender a VIDA e NATUREZA e o SERES VIVOS , então , é MUITO preconceito dizer ou insinuar que a vida de um vale mais que a do outro. TODAS as vidas valem MUITO e qualquer , eu disse qualquer caso de violência é um absurdo e deve ser levado ao conhecimento do público e das autoridades e deve ser feito MUITO barulho, protestos e todas as formas de repúdio devem ser manifestadas. As pessoas matam cachorros , porque “afinal , é só um cachorro”.
    As pessoas matam índios, porque “afinal , é só um índio”
    Homens batem em mulheres , porque “afinal , são só mulheres”
    pessoas incendeiam mendigos, porque “afinal , são só mendigos”
    NENHUMA FORMA DE VIOLÊNCIA PODE SER TOLERADA , DESDE A “MAIS INSIGNIFICANTE” FORMIGA .

    • Alessandra, o que dizer de quem se incomoda com o amor sendo doado a outrem? Tais pessoas, muito ácidas e críticas, não fazem nada, NADA POR NINGUÉM.

  95. Cadê o Ministério Público da região??? comprado (ou ameaçado) pelos madeireiros????

  96. Por mais que faltem fontes, só alguém muito desinformado não ouviu ainda os desmandos e absurdos que ocorrem em áreas mais periféricas do Brasil, onde não há NENHUMA vigilância do Poder Público… Esses locais são realmente terra de ninguém e quem usa as terras pro agronegócio faz, julga e executa as próprias leis…

  97. [...] originalmente no Conexão Brasília Maranhão Mais uma vítima do progresso do [...]

  98. Não estou querendo discordar. Li o texto e as informações parecem bastante frágeis.

    Ao mesmo tempo que se afirma que o território indígena é demarcado (e simultaneamente desrespeitado pelos madeireiros), foi dito que eles são nômades, o que, automaticamente, pressupõe que o território indígena não seja demarcado de fato.

    De qualquer forma, a veiculação da notícia serve para fomentar a investigação e apuração, cabendo a nós, leitores e cidadãos, o bom senso de conferir a veracidade dos fatos antes de tomar qualquer atitude ou de proferir qualquer acusação antes de se ter provas concretas que condenem ou absolvam.

    Caso contrário, estaríamos cometendo outro crime e nos igualando aos “madeireiros” citados no texto.

    • As tribos podem ser nômades dentro do seu próprio território. Dependendo de como atuam, é necessário o deslocamento para outra área a fim de aguardar a recuperação sazonal do solo.

      Enfim, só informando…

      • A rotatividade deve acontecer dentro de um território previamente determinado, o que permite deduzir que, mesmo de forma nômade, seria possível localizá-los.

        Enfim, só informando…

  99. Nenhum tipo de violencia é justificavel, seja contra uma criança ou um caozinho, ou a quem quer que seja! O que nao pode é achar que uma causa é melhor ou mais importante que a outra, combater a violencia contra os indefesos cabem à todos àqueles que sao contra à ela!
    “Nao existem bons ou maus combates, existe o repudio contra aqueles que cometem violencia aos que nao podem se defender!”

    • APOIADO!

  100. Concordo com muitas coisas sobre o texto, vemos atrocidades a mil.

    Acho importante também a divulgação de noticias como estas. Só que o problema é que vejo a maior parte das pessoas parando na parte de divulgar, que é só o começo do processo de conscientizar.

    Divulgar não é o bastante nos dias de hoje. Temos que FAZER algo, isso sim.

    Criticar as poucas pessoas que tem coragem de sair as ruas querendo reinvindicar direitos delas foi um erro do autor, creio. Pois elas sairam das redes sociais e blogs como estes e foram, sim, dar cara a tapa nas ruas, onde não estarão protegidas por um “http://”, e seja por animais ou não, este já é um grande ato!

    E qual é o imenso problema em utilizar o tempo ajudando animais e a natureza? Eles dividem o mesmo espaço que nós e também sofrem com atrocidades de humanos. Julgar a causa destes que os defende é errado.

    Bom, eu aconselharia as pessoas além de sair as ruas em passeatas e divulgar em redes sociais e blogs matérias dignas de Jornal Nacional, fizessem trabalho voluntario com pessoas, animais e o meio ambiente.
    Assim, aproveitariam melhor o tempo, ajudando e sendo ajudado e entendendo enfim o que é vivermos TODOS, com TODAS as criaturas em harmonia.

  101. Teu texto tava forte e ótimo, exceto pelo comentário sobre o cachorro. Mania que agora as pessoas pegaram de quase que culpar ‘protetores’ indignados com a morte de um animal, pelas demais desgraças que acontecem por ai.

    Véio, os protetores estão cuidando de uma fagulha de injustiça e violência que acontece por ai. Mas eles são uns 10 mil. Nossa população é de milhões. Em lugar de ficar vinculando eles que não tão espancando, nem queimando ninguém, vamos cobrar dos MILHÕES restantes que não fazem nem uma denuncia como vc fez, nem criam viral, nem TT, nem uma conversa de bar e tão preocupadíssimos com o BBB, a novela das 20h, se vão ter grana para comprar o suficiente em NY etc etc etc

    Vamos atirar pedra em quem merece…Eu conheço alguns protetores e nenhum deixaria de se indignar com essa noticia absurda. Recente vi um senhor com Alzheimer voltar para a casa com ajuda de protetores que – numa rede inacreditável – começam uma troca de emails e marcações de FB e acham qq um, em qq lugar.

    Eu sei que vc não apoia a enfermeira tresloucada e tenho certeza que ninguém que aqui postou apoia tb….mas, esse tipo de texto em lugar de angariar, de somar só faz dividir.

    • LEGAL, ADRIANA! APOIADO, ESTOU INTEIRAMENTE COM VOCÊ!

    • Isso aí, Adriana. Disse tudo.

  102. SOMOS POUCOS MAS ESTAMOS AQUI PARA LUTAR,EM NOME DE JESUS QUE FAÇA A JUSTIÇA…

    • ?????? (pelamor)

  103. O simples fato de o autor do texto se referir à vida de animais com descaso, em detrimento da “superioridade” da vida humana, já o torna digno de meu desprezo.

    Não há nada mais repugante que um homem que se percebe no direito e autonomia de determinar que uma vida vale mais que outra. Essa mentalidade, inclusive, é equivalente à de psicopatas. Meus sinceros lamentos.

    E que texto mal escrito.

    • Fora o fato de que esta estória de criança queimada viva tá muito mal contada…..

      • Quer saber, Fábio? Até se for mentira (!) será bom. Pelo menos algumas pessoas estão neste momento se interessando pelas maldades praticadas contra os indígenas e contra os ambientalistas. Tomara que todos se mobilizem e levantem a opinião pública contra os desmandos dos senhores feudais pecuaristas (que detêm uns poucos a maior parte do dinheiro contra toda a pobreza desta Nação). Latifundiários têm 90% dos políticos no bolso, votando a favor deles, enquanto a população do País (80%) já se manifestou contrária ao novo Código Florestal. A quem os políticos representam? Ao povo que os elege ou aos ruralistas que os embolsam? Responda essa, Fábio.

    • Concordo com vc Luan!

  104. Para alguém que se considera preocupada com as questões do mundo pode parecer contraditório, mas eu não sou engajada politicamente. Uma postura decorrente da preguiça de entender toda essa (des)organização burocrática chamada Estado e, principalmente, da preocupação com a minha saúde.
    Existe coisa mais insalubre do que ler caderno de política? De que adianta entender as leis, regras e trâmites de governo se nem quem as criou aprendeu a respeitá-las? É como acreditar que com uma nota de 10 iens dá pra comprar pão na Lapa.
    Fora isso, tenho um sentimento político ainda mais pungente que é a desesperança. Não acredito no poder do voto. Não acredito que o povo brasileiro que, infelizmente, é em sua maioria analfabeto, adquira nos próximos 50 anos capacidade intelectual para votar conscientemente ou protestar de forma eficiente contra as canalhices políticas – como fazem em alguns países europeus por motivos até risíveis. Nesse sentido, economizo o meu otimismo pro congestionamento que “lá na frente deve andar”. Sou realista sim. A minoria capacitada pra mudar alguma coisa ou já está lá, mudando pra persa o tapete de suas casas, ou está aqui como eu, desiludido.

    • Até concordo… mas não concordo. Lutar até o fim, mesmo que com o sabor da derrota inevitável, dá uma sensação boa de dever cumprido.

  105. Andei pesquisando e achei essa noticia:

    http://www.fmnativa.com.br/noticia.php?id=2851

    O problema é que não tem a data de quando foi publicada, e parece estar mais completa que a noticia dada pelo site vias de fato.
    A não ser que seja um outro crime… mas parece ser o mesmo. A questão é que aqui já muda tudo… a data do crime em si… e tudo mais.

    Bom dar uma conferida nessa fonte.

    Cruel demais isso!
    Não podemos deixar isso passar em branco.

    • Valoroso Didi!

  106. terrível mesmo o que aconteceu mas achei totalmente desnecessário o comentário de quem escreveu.. as pessoas acham que só poruqe outros se importam com animais, deixam de se preocupar com pessoas… mostre ai a foto dos madeireiros ou um video da criança sendo morta e verá que TODOS se revoltarão.

  107. http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6037&action=read

    GENTE SEGUNDO O CONSELHO INIGENISTA HOUVE SIM UMA MORTE, MAS NAO NA SITUAÇÃO NARRADA…VEJAM NO SITE ACIMA….

    • Em vez de queimarem viva, os madeireiros encheram de facadas. Será essa a diferença na situação?

      • Nao kerido abra o link e leia…deixa de ser bobo…o caso n é brincadeira…AFF

  108. Vou resumir. Milhares de internautas, se quer levantam a bunda da cadeira parar fazer alguma coisa. O que vc faz para melhorar a situação deste país?
    Eu sou ambientalista, morei na Amazônia por um período de 10 anos entre Manaus, Rondônia e Roraima. E você? o que você fez aqui em Belo Horizonte pelo meio ambiente, pelo lixo, no seu bairro, bem………..Finalizando, para mudar, primeiro é preciso acordar, saia do pc e faça algo real, que de resultados e aí sim, vai dar certo.

    • Giovanni ambientalista que tem tempo para criticar internautas da bunda grande: gostaria que você fizesse duas coisas. A primeira seria enunciar os detalhes do que você fez para melhorar a situação do País. A segunda seria, com o seu exemplo, motivar os internautas aqui a seguirem a sua grandeza e o acolherem como amigo, e não como crítico.

      • CONCORDO COM ROBERTO É MUITO FÁCIL DIZER EU SOU AMBIENTALISTA E CRITICAR OS OUTROS. CADA UM FAZ O QUE PODE, VOCE PROTESTAR NUMA REDE QUALKQUER DE FACEBOOK, VC JA ESTÁ COLABORANDO.

  109. Absurdo que aconteça isso ainda hj

  110. tristeza do fato, e tristeza pela pobreza do seu post… por que criticar o mundo? revolta sem foco…

  111. [...] Ontem, Rogério Tomás do Conexão Brasília-Mmaranhão publicou uma notícia estarrecedora: um madeireiro teria incendiado uma criança indígena de 8 anos no Maranhão. Não divulguei a notícia porque ainda custo a acreditar que isso possa ser verdade. Pedi aos [...]

  112. [...] Ontem, Rogério Tomás do Conexão Brasília-Mmaranhão publicou uma notícia estarrecedora: um madeireiro teria incendiado uma criança indígena de 8 anos no Maranhão. Não divulguei a notícia porque ainda custo a acreditar que isso possa ser verdade. Pedi aos [...]

  113. [...] caso ganhou destaque após divulgação no blog Brasília Maranhão. As lideranças que confirmam o ocorrido fazem parte do povo Guajajara (ou Tenetehara) da aldeia [...]

  114. Isto precisa ser apurado e amplamente divulgado em todos os meios de comunicação… É um absurdo o que acontece nestes rincões do nosso país… É preciso dar um basta nestes fdp que se acham acima das leis… que oprimem, matam em nome de uma política ambiental desonesta, onde as leis são feitas para beneficiar grandes madeireiras e os colarinhos brancos deste Brasil… Tudo que está acontecendo só dá nojoooooo!!!

  115. O MAIS TRISTE É SABER QUE NADA SERAR FEITO,E MUITOS AINDA IRAO SOFRER COMO JÁ ESTAO A ANOS.. A MAIS DE 500 ANOS ISSO ACONTECE, E NAO TEM UM QUE DE GEUTO?

  116. O ser humano é um animal! Tornando-se um monstro no sentido de ações e não de aparências… Quem poderá confiar em um ser humano que é considerado o animal dominante da Cadeia Alimentar!?

    • Animal, amor. Nenhum animal ateia fogo num outro ser….e não é o ser humano…só alguns.

  117. Infelizmente, neste país quem manda e faz o que quer é quem tem dinheiro. Não se vê mobilização real por nada, só jogo de mídia. Gostaria de ver a Globo, a Bandeirantes ou mesmo a Record fazerem alarde de um assunto como esse, até a punição real dos monstros que fizeram isto. Infelizmente, acho que não vai dar em nada!!

  118. a favor da pena de morte (pra Dilma).

    • Prezado Britão, só lembro qu o seu IP está registrado aqui.

      • Sr. Rogério, qualquer pessoa pode ser a favor da pena de morte. Isso se chama “liberdade de expressão”. Já ouviu falar?

      • Desejar a morte da pessoa que ocupa a presidência da República é liberdade de expressão? E pena de morte é vedada por cláusula pétrea da Constituição, caso você não saiba.

      • Não concordo com as opiniões do Virgulino, mas penso que ele tem o direito de expressar-se. Não cabe a você nem a ninguém impedi-lo de manifestar-se.

      • Eu APROVEI o comentário dele. Aliás, estou aprovando todos, mesmo os que me desqualificam com golpes abaixo da cintura…

    • Tb sou a favor da pena de morte…e o que o Sr. Rogério disse só prova que baixamos a cabeça e aceitamos as leis fracas de nossa constituição retrógrada, baseada em fatos da época da ditadura!

      • A nossa constituição é uma das mais avançadas do mundo com relação aos direitos humanos e deveriamos nos orgulhar disso e nos esforçar para que fosse respeitada e aplicada.
        Respondendo aos tópicos anteriores, com relação ao comentário infeliz de ‘Britão’, há uma diferença grande entre ter direito a livre expressão e agredir verbalmente uma pessoa. Um não pressupoe o outro.
        Existem leis retrógradas, sim, mais não podemos nos esquecer das conquistas que tivemos até hoje com relação aos direitos humanos. Se tivermos que começar a mudá-las que começemos pelo judiciário! Esses miseráveis que mataram essa criança devem pagar por isso passando o resto de suas vidas na cadeia.

        Rogério Tomaz Jr. parabéns pelo trabalho e pela paciência em dialogar que você demonstra. Aguardo mais informações sobre o caso e tenha a certeza que você não está só na busca por justiça e respeito ao povo brasileiro. Somos cada vez mais e espero que um dia sejamos toda uma sociedade! Sem preconceitos, sem luta de classe, todos conscientes de seu papel democrático e sua importancia para a manutenção de um brasil verdadeiramente de todos.

  119. Enquanto isso em Brasília… Jader Barbalho ganhando os tubos de dinheiro, levando esu filho para a coletiva e os jornalistas hipócritas rindo do acontecido, e os sérios de mãos atadas pelos editoriais ou então calados por interesses ainda maiores que a vida de um indiozinho sem RG ou representatividade.

    João Mendes

  120. Muito triste ver que o homem ainda não entendeu que a terra é fonte da vida, mas necessita de todos nós para dar vida e fazer tudo crescer ….depois de acabarem com a nossa floresta, matarem nossos animais, sujarem nossos rios e devastarem nossas árvores, ainda continuarão a matar nossos índios?

    O tempo da verdade chegou e a justiça haverá de ser feita…chega de tanta crueldade.

    O lamento de todos os indígenas brilhará nas águas dos rios que ainda permanecem límpidas, clamando por uma terra fortalecida…por uma terra cheia de VIDA!

    Xô a todos os cara pálidas sem coração!

    • Falou, falou, mas não disse nada…

    • O pior, Lionalda, é que muita, muita gente mesmo, acredita que o ser humano não faz parte da Natureza, mas sim que é o seu senhor, e pode destruí-la e conspurcá-la quanto queira, porque o Universo inteiro gira em torno de alguns imbecis retardados insignificantes que se denominam “sapiens”.

      Basta o Planeta dar um leve espirro, um simples arrepio, e toda a humanidade desaparecerá, para sempre, nas sombras de sua absoluta insignificância.

  121. QUE VENHA 21/12/2012 PRA LIMPAR A TERRA DESTA RAÇA PODRE!!!!!!

    • Talvez fosse melhor deixar essa missão ao Coringa.

  122. Desde a colonização do Brasil, os indios vem sendo mortos por interesses do branco, quanto já perdemos com a cultura indigena destruida juntamente com eles, um povo que viveu mais de tres mil anos aqui antes da colonização, e num Brasil inteiramente primitivo, tem muito a nos ensinar, muito mais do que possamos supor, que as autoridades não permitam que tais fatos continuem a acontecer, façam algo antes que não reste mais nada, que a morte deste menino, venha a ser o impulso de fazer parar estas brutalidades e ataques a inocentes , no mundo de hoje nada justifica tais atos.

    • Mas se o próprio Governo está expulsando as populações ribeirinhas para fazer a sua… USINA, “tão necessária”.

      Imagine o impacto ambiental sobre o verdadeiro maior tesouro que o Brasil tem e as autoridades ainda não perceberam: as suas florestas.

      Daqui mais alguns anos, o mundo vai dizer que o único país que poderia ter ainda uma grande floresta, e a jogou fora, foi o Brasil.

      E não vai alimentar o mundo, não vai alimentar os miseráveis do mundo, não vai gerar vida melhor nem à população daqui: só vai enriquecer ainda mais os latifundiários (senhores feudais), que pagam mal ou nem pagam aos seus funcionários (escravos).

  123. Um crime de tal relevância só não chega a grande mídia, como se queixa o autor da historinha melodramática, se não tiver fonte fidedigna, como parece ser o caso da indigitada notícia. Sem isso, vai permanecer circunscrita aos blogs e site mantidos com recursos públicos via movimentos e sindicatos pelegos.

  124. Não adianta um jornal local apenas publicar a matéria. Se isto realmente aconteceu, o fato deve ser levado às autoridades. Não é possível que esta matéria só esteja sendo lida fora do Maranhão.
    Deixo aqui o meu repúdio aos madeireiros e aqueles que podem fazer alguma coisa e se omitem.

  125. 98% de ideologia, 2 % de informação. O texto está bem escrito, mas falou explorar o incidente em si. Abraços.

    • Falou e disse.

  126. Penso, sinceramente, que devíamos, como brasileiros, ultrapassar esta fase de indignação e revolta e começarmos a organizar uma rede mais efetiva reunindo os defensores de direitos humanos e da vida ( em geral ) porque como seres humanos não podemos comparar desgraças e valorizá-las com nossos próprios critérios!! Não quero ver morrer as florestas e o rio e o mar e isto me dói tanto quanto me dói ver animais sendo mortos e maltratados pelo simples prazer humano..e me dói fundo na alma e me dá vergonha de ser brasileira quando entendo que o desrespeito ao meio ambiente, aos animais …talvez por sucessivas IMPUNIDADES, agora chega ao assassinato frio de nossas crianças…indíginas ou não…”apenas” pequenos cidadãos brasileiros!!!!
    Lembro a todos que estão fazendo comparações entre cachorros e crianças que a mobilização no caso da cadelinha york-shire já rendeu mudanças legais assim como a prisão e responsabilidade penal de outros que fizeram os mesmos atos bárbaros…A mobilização, divulgação e comprometimento de cada pessoa é que faz à causa!! Reclamar, se indignar e continuar culpabilizando os poucos que se mobilizam não vai melhorar em nada este absurdo que aconteceu e acontece no interior do Brasil…Ou preferem esperar que a VEJA ou a GLOBO se sensibilizem e cobrem ações efetivas do governo e da sociedade brasileira?

  127. ATÉ QUANDO???????
    vamos acordar e fazer alguma coisa!!! há séculos os índios estão sendo exterminados e não fazemos nada!!!
    Há que encontrar alguma forma de pressionar, nem que seja pelas redes sociais, petições, há que haver algum modo de mudar esse estado de coisas!!!
    Vamos nos indignar e agir, ou qualquer dia não haverá mais índios, florestas, fauna e flora, rio Amazonas, nada… nada para deixar para nossos netos.

  128. Urge retornar às origens da humanidade para que a justiça e o respeito volte a imperar neste País. A pena capital seria justa na situação em lide. O portador de capital não pode continuar pensando que ele é a justiça. É um grande equívoco abandonar a situação como ela se apresenta a nossos olhos. Não é porque ela é assim que há de continuar a sê-lo. Incontinenti clamemos por justiça neste Brasil. Agora!

  129. Anderson Ancette ( Facebbock ):
    Será que só o YORKSHIRE que foi espancado ATÉ A MORTE merece circulação na mídia e nas redes sociais??? Será que a CRIANÇA INDÍGENA que foi QUEIMADA VIVA É “TÃO MENOS” IMPORTANTE ASSIM???? QUE É ISSO… É ESSE O PAÍS EM QUE EU VIVO!!! ONDE QUEIMAR UMA CRIANÇA VIVA CAUSA MENOS PERPLEXIDADE DO QUE O ESPANCAMENTO DE UM CACHORRO…
    PODEMOS SIM FAZER ALGO… EU, Mirian Carla Cury e Dany Fênix estamos iniciando uma onda com a foto da criança indígena morta no nosso perfil…
    A que realmente a imagem e a notícia tocou na alma, publiquem a mensagem e troquem a foto de seus murais para tornar-mos essa atrocidade em veiculção nacional e quem sabe mundial…
    Não podemos mais ficar parados meu povo…
    É NOSSA E SOMENTE NOSSA A RESPONSABILIDADE DE FAZER ALGO PARA TORNAR NOSSO PAÍS E O MUNDO UM LUGAR MELHOR PARA O FUTURO ONDE NOSSOS FILHOS E NOSSOS NETOS IRÃO VIVAR…
    SE TOQUEM POR FAVOR E VAMOS DE MÃOS DADAS LEVAR MAIS ESSA ATROCIDADE AO CONHECIMENTO MUNDIAL…
    NÃO É MUITO O QUE A GENTE QUER… SÓ UM LUGAR MELHOR PARA SE VIVER…
    SEI QUE VÃO TER AQUELES QUE VÃO LER E FINGIR QUE NÃO LERAM POIS ASSIM ESCAPARÃO DA RESPONSABILIDADE… MAS À VOCÊS, MEU RECADO: NÃO LAMENTEM AMANHÃ SE ACONTECER COM ALGUÉM MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ UMA BARBÁRIE DESSA.. VOCÊ TEVE A OPORTUNIDADE DE FAZER, OU PELO MENOS TENTAR, AINDA QUE DESACREDITE NESSA FORÇA IMENSA QUE SOMOS CAPAZES DE GERAR… PRÁ VOCÊ… MEUS PÊSAMES, PELA MORTE DE MAIS UMA CRIANÇA INOCENTE ASSASSINADA BRUTALMENTE EM NOSSO PAÍS…
    CONSCIÊNCIA A TODOS…
    SE VOCÊ PREFERE DEIXAR SEU ROSTINHO LINDO COM SORRISO NA FOTO DO SEU PERFIL, ÓTIMO, MAS NÃO SE ESQUEÇA, VIVEMOS EM MOMENTO DE LUTO NACIONAL…

    PARA ADICIONA A FOTO NO PERFIL BASTA CLICAR EM CIMA DA FOTO QUE ESTÁ NO MEU PERFIL PARA ADICIONÁ-LA…
    SIMPLES ASSIM…
    POR UM BRASIL COMO NUNCA VISTO ANTES… DIGNO AO SEU POVO…

  130. Só Deus pode fazer justiça contra esses assassinos! Infelizmente a vida dos índios é considerada nada para os nossos governadores corruptos e hipócritas e a nossa sociedade tbm não dá importância a eles. Que pena! Os índios são pessoas injustiçadas e desprezadas, que tem sentimentos como qualquer um de nós, e merecem sim ser respeitados tanto quanto um negro, um homossexual, um nordestino ou os animais!

  131. Se essa notícia não será veiculada por ninguém como é que vamos saber que isso realmente aconteceu? Temos que confiar cegamente no que o senhor escreve?

    • Você tem todo o direito de duvidar.

  132. Nao sou jornalista, mas sou uma mae, um ser humano. Pra mim estao fazendo tantissima polemica da fonte se é verdadeira ou falsa… Vi esta noticia ha mais de 10dias, e nn penso que alguem iria inventar uma coisa monstruosa desse tipo…

  133. Bem, em um País onde as pessoas preocupam-se apenas com coisas fúteis e pior se manifestam por causas que são menores mas não que não deixam ser importantes e manifestadas e onde se luta pela liberação da drogas sendo que a droga (Alcool) mais nociva que mata mais que em guerra é vendida em todos os lugares, podemos dizer que enquanto tivermos, outras coisas que nos movem e nos fazem esquecer de enxergar a real e brutal conduta dos nossos dominantes em questões que se deve ter maior visibilidade, enfim temos que fazer nossa parte compartilhando via meios de comunicação em massa como os já conhecidos….. Triste mesmo…. Lamentável

  134. Eu comecei a leitura estava interessada neste lamentavel fato…. Mas vir com comparações sem noções a historia do yorkshire? Pra que isso??? Crime é crime! PALHAçADA! Cada coisa….

  135. [...] de 2011. E recentemente o jornalista Rogério Tomaz Jr. reacendeu as discussões sobre o caso com este post, seguido do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que se manifestou em texto devidamente [...]

  136. O que move esses crápulas a não ser o dinheiro e o poder!
    Mas felizmente ainda existe gente que não desiste de lutar contra esses abusos

    peço licença para divulgar minha forma de protesto

  137. A funai nem deu a notícia, mas vamos pressionar, mandei um email, mas tenho certeza que não terei retorno. http://www.funai.gov.br/

  138. Isso aconteceu em Setembro ou Outubro, segundo o CIMI. Há especulações que tenham sido os madeireiros, mas não há provas factuais. Segue a fonte: http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6037&action=read

  139. “Duvidando chega-se à verdade”

    A única coisa da qual eu não duvido é da capacidade infreável de certos humanos para cometer o mal.

    Fonte 1.

    http://www.viasdefato.jor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=979%3Acimi-confirma-assassinato-de-crianca-indigena&catid=4%3Anoticias

  140. Agropecuária… sabe o que é, popularmente falando? Comer carne. Satisfazer 3 segundos de meia dúzia de glândulas degustativas na ponta da língua. Só isso. E para isso, não morre somente bois.
    Assim como aquele que só fuma maconha pra ficar legal é responsável pela carnificina provocada pelo tráfico, quem come o churrasquinho de fim de semana ou bifinho do dia a dia, é responsável por isso.
    Todos somos responsáveis pelo mal do mundo, de uma forma ou de outra.

  141. Rapaz, que ideia mais estúpida pra dizer que o movimento anticorrupção é o Cansei 2. E ainda criticando o movimento anonymous.

    O protesto é LIVRE! Protestar ao invés de criticar os que protestam. Reclamam que reclamamos só online e quando vamos para as ruas, somos reacionários?

    Seja livre de rótulos, una-se aos outros com ideias diferentes mas com ideais comuns e batalhe por um país melhor.

    Quanto ao índio, também gostaria de saber a fonte da reportagem.

  142. Segundo publicação realizada hoje, 06/01/2012, às 14h31, pelo “Vias de Fato”, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) confirmou a informação sobre a morte do indiozinho. O endereço é: http://viasdefato.jor.br/

  143. Vejo que existe da parte das autoridades uma atitude de não ver os conflitos que acontecem nestas áreas, tanto da parte dos ruralista quanto indígena. Pois sabemos que existem pessoas q se aproveitam da situação dos dois lados. nada justifica o acontecido com esta criança, mas o cacique da aldeia fez o que? O pessoal da FUNAI foi comunicado? temos que discutir quanto sociedade é a situação dos nativos do país. Não podemos simplesmente dar terra para eles, pois eles alugam para ganhar dinheiro e gastar na cidade dos colonizadores. Vem para procurar prostitutas, crak, bebida alcoólica. Não há anjos nesta disputa a não ser as crianças que acabam pagando o preço da imbecilidade do adulto. Acontece abusos dos dois lados pois nossos índios já estão contaminados pelo desejo capitalista. é só ver nas ruas das capitais colocando suas crianças a cantar horas e horas para ganhar dinheiro. por que não ficam em suas aldeias para plantar, cuidar de sua criação? Não hoje se deseja R$R$R$. temos é que questionar o que hoje temos como estrutura dita adequada.e buscar uma solução.

  144. Qual a veracidade desta notícia???

  145. Deixa ver se entendi a:

    Um blogueiro escreve uma notícia de assassinato contra uma criança com detalhes sórdidos, mas sem muitos dados que confirme sua credibilidade, com data errada e sem denunciantes, mas que alguns divulgam na net mesmo assim.

    Aí aparece um político do PT que confirma a notícia aqui mesmo nos comentários, mas não acrescenta NADA de novo sobre o fato, e no fim da nota deixa claro que no fundo também não sabe o que aconteceu.

    A matéria da radio Nativa FM, que deveria (agora sim) confirmar a notícia, oferece uma versão TOTALMENTE diferente, de uma filmagem de quando acharam um corpo de um indígena em Setembro ou Outubro do ano passado em circunstâncias misteriosas, mas ninguém viu crime nenhum…

    Mesmo se existiu um crime como assumido aqui, a versão da Nativa FM implica que os detalhes sórdidos do crime descritos na matéria deste blog, como o riso sádico e escarnecedor dos assassinos, são inventados.

    Resumindo: que matéria tosca, hein. É lógico que a intenção aqui foi mais inflamar os leitores do que informar. E ficou muito claro para todos que, para um militante, a verdade está em segundo, terceiro plano ou nem interessa, como li em alguns comentários aqui. O que importa mesmo é a agenda política do momento.

    Além da matéria ser mal escrita, a foto é forjada, a notícia é forjada e os detalhes sórdidos do suposto assassinato também são forjados. Parabéns!

    • Oi Pedro, até a foto é uma farsa. Ela se refere a um cartão postal ainda da década 80, que recebi quando morava em Rondônia. No mínimo, essa reportagem merece total descaso, pela prentensão de inflamar os leitores menos informados.

      • Pois é, matéria mal expressada/escrita. Passa mais tempo falando que o caso não vai ser capa de fulana, que não vai ter o mesmo desenvolvimento e revolta da população e comparando as notícias que até então, têm detalhes sórdidos, inclusive vídeos. Se ao menos escrevesse algo concreto, com fontes etc, isso teria mais a repercussão que ele tanto compara sobre os outros fatos. E se o autor trata os outros casos de crueldade com deboche, sinceramente, não merece meu respeito pessoalmente nem profissionalmente.

      • Matéria? Isso é um desabafo, caso você não tenha conseguido entender. Se quiser procure um desenho para explicar o que é desabafo.

      • Independente de um desabafo ou uma matéria, o que você escreveu não foi legal. Continua sendo inconveniente e errado da sua parte. Então me corrigindo, ficou um DESABAFO mal expressado/escrito. Falar daquela forma sobre os outros casos de crueldade não é legal da sua parte, amigo. E sobre os desenhos sobre desabafos, eu encontro outro muito mais legais nas galerias de arte por aí. Não quero de forma alguma tirar a sua liberdade de se expressar, mas que também não faça pouco caso das outros situações. Me perdoe, mas isso não é legal.

  146. APOIANDO A DIVULGAÇÃOO…

  147. TUP(

    PARA QUE ESCREVER SE NAO PODE TERMINA ESSA BARBARI…SARLEY

  148. Nada disso me surpreende, pois o homem sempre foi capaz de atrocidades sem fim e sem tamanho e quanto mais “civilizado”, Mais o espírito vai caindo, e não fazemos nada, pois somos manipulados e acomodados e passamos a ver e não mais a viver. Somos a geração que apenas assiste e tudo é novela e nos emocionamos e nos iramos mas é tudo mentira. Nossa personalidade e vontade foram pro buraco e lá permaneçemos, acovardados, sem querer lutar, pois ninguém é responsável, e ficaremos sempre a esperar que alguém faça algo.

  149. É tão horrível que chega a ser difícil acreditar que seja verdade. Mas também achei tudo que li até agora a respeito dessa história pouco esclarecedor. Mas vamos ver o que acontece, se surge alguma evidência de crime, pois até agora me pareceu que nada foi provado. Mas discordo com o autor quando este faz comparações com o caso da enfermeira e o cachorro ou com as passeatas contra a corrupção. Acho que não é hora disso, de fazer comparações com outras lutas. As pessoas misturam as coisas. Acho que é o caso de se concentrar neste fato e pronto.

  150. Além de a noticia ser vaga,tbém se comentou sobreo cachorro que foi queimado vivom,como um deboche,vc não percebe que tanto um caso quanto o outro são a mesma coisa e nem um quanto o outro é melhor,se vc queria fazer comparações lembrasse o que se faz com animais por não ter lei e com os indios pelo mesmo motivo…Achei a noticia horrivel,afinal de contas é uma criança,mais não compartilhei no face por causa de seu infeliz comentario sobre o cachorro…Acho assim,se vc queria aparecer conseguiu…da pior forma possivel…se preocupas só com pessoas e não com animais quando se deveria se indguinar por todos,não da pra servir a Deus e ao diabo aos mesmo tempo…

    • A foto do menino indio que aparece é a de um cartão postal da década de 80. Estou procurando e se encontrar vou escanear a frente e o verso, com a data e o selo do correio….

  151. Mesmo que a notícia seja falsa, a situação é verdadeira e corriqueira E sabemos que somos capazes de coisas muito piores,e o que vale é o ter, e não o ser. E vale tudo para que eu possa ter. Essa é a humanidade

  152. O importante é compartilhar para que mais pessoas fiquem sabendo e seja feita uma mobilização sobre o assunto

  153. Cadê os links e fontes confiáveis!???? Assim perde a credibilidade!
    É que nem o cara que postou um vídeo no youtube com uma garrafa de coca cola que supostamente teria vindo com uma cartela de comprimidos dentro, só que a tampa da garrafa de refrigerante é verde.
    Pode até ter acontecido mesmo isso!
    Mas pq algumas notícias só saem em alguns blogs e jornais de internet?

  154. Um absurdo.

  155. Eu não sei porque tanta inconsistência nestas informações!!! A foto do menino indio que aparece na foto é a de um CARTÃO POSTAL que recebi ainda na década de 80!!!!!!!!!!!!! POrtanto, se querem ser sérios, procurem mostrar seriedade e não misturar os fatos…

    • Prezado, a foto é meramente simbólica. Assumo o erro grosseiro por não informar isso na legenda, o que foi feito agora. Obrigado.

  156. Desculpe-me mas acho que vc nao soube se expressar em suas palavras dizendo que esse nao será capa de revistas , temas nas redes sociais ou mesmo ser comentado nos telejornais…Tanto esse acontecimento como o “CACHORRINHO QUE FOI MORTO PELA INFERMEIRA”…ficarao sempre no obscuro no pouco conhecimento…dos brasileiros…Infelizmente atrocidades tais como ambas comentadas aki serao sempre feitas e nada será feito justamente em relaçao a isso…MAS O FATO AQUI mencionado foi o tom da frase que foi mencionado sobre o caso do cachorro…COMO SE O QUE HOUVE FOI NORAMAL…foi uma vida que foi perdida e em que ambos os casos as vitimas estavam indefesas…POR FAVOR NAO TRATE O MALTRATO DE ANIMAIS COMO UMA COISA NORMAL…QUE AO MEU INTENDER VOCE SE QUER SE PREOCUPOU !

  157. O pessoal aqui to vendo e tudo vaquinha de presepio.. saiu na veja, jornal nacional.. ah entao ta, ta valendo.. como se nao soubessem o que acontece realmente com o lance há anos do desmatamento e da expulsao dos indios… e melhor realmente sair um dia na cidade participar de uma campanha de indignados que no Brasil a maioria leva como moda.. pra nao decidir nada, a ignorancia continua e os 1% continuam rindo dos “cade as fontes confiaveis”

  158. A notícia está muito vaga? Sim. Mas, e se for verdade? Vocês só acreditam se aparecer na Globo ou na Veja? Façam-me o favor! Quem mora nos cafundós dos judas do Brasil (como eu) não tem vez nem voz e, quando tenta se fazer cidadão, é morto.

  159. Segundo publicação realizada hoje, 06/01/2012, às 14h31, pelo “Vias de Fato”, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) confirmou a informação sobre a morte do indiozinho. O endereço é: http://viasdefato.jor.br/

    http://www.viasdefato.jor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=979%3Acimi-confirma-assassinato-de-crianca-indigena&catid=4%3Anoticias

  160. O mundo ainda continua como nos tempos dos bárbaros, mas hoje os selvagens tem a força da lei.

  161. Olha só amigo, tudo isso é um absurdo, estou revoltado com isso, mas eu discordo de uma coisa, esses madeireiros são uns monstros, não chamaria eles nem de animais, monstros, agora falar que o MST é santinho, não me venha com essa, o mst é uma fábrica de fazer dinheiro, essas pessoas, não digo todos do movimento, assentam as terras pegam os lotes e depois vendem pros mesmos fazendeiros que eles invadiram, outra, você vê, eles entram nas fazendas já beneficiadas, com plantio, destroem todo o plantio, e a colheita de um ano inteiro, e ainda saem de santo, olha amigo, não vá dizer que o MST é santo não porque não é. quanto ao caso da criança, é um absurdo, deveria sim, entrar em destaque no jornal porque é realmente uma vergonha.

  162. A questão é simples! Tem que haver pressão para que se investigue! Na floresta densa o DNA e qualquer material orgânico some em matéria de meses. A própria FUNAI declarou ter medo de ir até o local, então que peça a ajuda da Polícia Federal, senão nunca haverá provas! Precisamos é que isto seja investigado!

    Nos rincões do Brasil índios são assassinados todos os anos, e nada acontece. Na Amazônia a floresta não espera a burocracia para engolir as evidências, e os matadores se aproveitam disso. Ação já!

  163. Pessoal, eu pesquisei nos principais jornais e revistas. também na pastoral da terra. Graças a Deus parece que é apenas um boato.

    • Infelizmente, não é boato.

      • Você poderia nos enviar as provas então, para que possamos dar continuidade ás devidas providencias aqui no Paraná?

      • Prezada Graziele, se eu tivesse um vídeo da criança queimando, jamais publicaria, mas o enviaria à Polícia Federal. O que temos até agora – por culpa/omissão da Funai – são a denúncia e as informações, divulgadas por entidades sérias como o CIMI e por pessoas comprometidas com a defesa dos direitos humanos, como o pessoal do jornal Vias de Fato. Se você realmente deseja ajudar, escreva sobre o caso, mesmo com as suas dúvidas, e divugue. A informação é uma arma.

      • Desculpe, mais não posso divulgar nenhum fato, sem ter certeza de que o homicídio em questão efetivamente aconteceu. os fatos que encontrei na internet são confusos. vamos aguardar as apurações feitas pela polícia, ministério publico etc. Assim teremos mais força para darmos continuidad a este protesto. protestar hoje ou na semana que vem dará no mesmo. o importante é termos certeza dos fatos e seus autores.

      • Qual organização não governamental que é a sua, caríssimo Rogério? Qual a sua atividade profissional?

      • Sou terrorista da Al Qaeda Brasil. Sou pago para plantar mentiras contra o imperialismo tupiniquim.

  164. Até onde ira essa barbaria ? Isso esta uma vergonha pelo o Brasil e fico muito triste pela a família desse criança. E a hora que tudo isso acabe.

  165. Infelizmente, a morte de mais um ser humano é descartada pela grande mídia.
    É simplesmente revoltante assistir o grau de impunidade para os bandidos que ameaçam e exterminam com os nossos povos indígenas.
    Essa matança não se restringe apenas as reservas, basta acompanhar os acontecimentos diários que ocorrem nas cidades onde muitos indígenas vivem. Além do preconceito da nossa sociedade, que só sabe aparecer na mídia para dizer que defende os índios para sua própria promoção, mas que não tem coragem de dar um pedaço de pão par o mesmo índio que bate a sua porta. Essa é talvez a morte mais lenta e mais dolorosa que um ser humano pode sofrer, que é o abandono, o preconceito e o desprezo.

  166. Tenho a impressao de ter lido um texto de alguem que so quer aparecer. Muito cliche, barato e cheio de preconceitos. Um jornalista/blogueiro decente é culto suficiente pra divulgar informacoes com fontes e nao misturar assuntos. E mais inteligente ainda de saber que os “guyfakes” como citado, sao as pessoas talvez estejam iniciando um grande processo de evolucao no Brasil, seja contra violencia politica, contra animais, indios ou contra nos mesmos. Fraquissimo!

    • Eu não sei se sou decente o “suficiente” para você, mas sou defensor dos direitos humanos, especialmente de povos indígenas, quilombolas, sem terra, ribeirinhos, pescadores e outros grupos sociais que não têm grandes meios para divulgar suas ideias e posições. Eu gosto de “aparecer” no carnaval de Olinda, onde uso uma fantasia bastante “chamativa”. Aqui, não. Estou com os meus.

      • Vai, portanto morrar na roça e ser quilombola! Seria o seu ideal. Estou de acordo com voce.

      • Pois não parece!
        Antes de começar a matéria você já mostra preconceito com movimentos que buscam igualdade, assim como vc “diz” que busca também.

        Me entristeço muito com esse mundo que estamos…Tenho descendência indígena, trabalho como voluntária de classes excluídas e participo de ações e movimentos que busquem justiça contra as desigualdades. Super apoio a sua ideia e qualquer outro tipo de compartilhamento de informações em prol dessas pessoas que não tem acessos aos meios de divulgação.

        Mas achei que não foi “decente” mesmo criticando os movimentos que buscam o bem pra sociedade como os Anonymous, ou “Guy Fawkes” como vc disse! Saiba primeiro o que eles significam antes de falar merda! Pois muita coisa já está mudando graças a eles… Não são pessoas ricas, não são carinhas indignadas… são pessoas instruídas e que estão levantando a bunda do computador e tentando fazer sim algo pelo mundo, pondo a cara a tapas na rua lutando pela corrupção que é o início de toda essa violência que está tendo no Brasil! E lutando por direitos de TODOS os brasileiros, inclusive você, seu ignorante!

        (Veja o tanto de critica que levou por esse texto e se pergunte se você que tá certo mesmo…)

  167. Então, aonde está o governo trabalhista, do povo , que defende os mais frágeis, os mais pobres, os mais desfavorecidos? Aonde está o governo do ´´pt“, que foi eleito pelo pobres brasileiros, o qual se comprometeu a respeitar os direitos das minorias? será que já se esqueceram das lutas árduas do ´´p´“em prol dos mais desfavorecidos? será que o poder do dinheiro já diluiu as raizes do partido trabalhador? que vergonha para o mundo, e para o brasil.

  168. Eu jamais proporia uma violação da lei, muito menos num lugar público. Também não sou uma pessoa afeita à violência. Mas a Lei de Causa e Efeito é inescapável, e não vou derramar lágrimas quando ela alcançar estes infelizes. Cedo ou tarde, eles deparam com gente tão ruim quanto eles, ou até pior; ou simplesmente com quem pode se defender. E aí o bicho pega, com juros e correção monetária desde a data do efetivo desembolso… “A vingança é minha”, disse o Senhor. E eu é que não vou caguetar os instrumentos que Ele resolver usar… Talvez seja até socialmente inevitável que certos exemplos de punição duríssima começem a surgir à vista do público, com todo mundo sabendo o milagre, mas não o santo. Em certas comunidades, já é assim. Com a palavra, as autoridades.

  169. A princípio uma notícia talvez encomendada, ou deturpada. Se voce coerentemente verdadeira, sim, seria notícia no mundo. Mas ao que parece, as informações dão conta de outra coisa. Vamos ver o pano de fundo. Ou seja. O que levou a publicar tal matéria, ou quem sabe, se de fato ocorresse tal absurdo, totalmente insano e selvagem. Não houve notícia no site da Polícia Federal ou na Funai. Dar dar juizo de valor é principal a fonte e a origem da notícia. O que não houve! O jornal que “disse” não está no ar. Muito esquisito. Agora convenhamos e fica uma pergunta no ar: Por que o exercito está patrulhando as ONG`s. Tenho várias respostas, mas posso informar uma apenas. Resposta: para evitar o furto de substancias e plantas medicamentosas que estão sendo contrabandeadas e pirateadas por padres, supostos indigenistas, ongueiros profissionais e representantes das multinacionais (Merch, Gessy, Bayer, dentre outras) Um detalhe: A maioria são francesas e belgas.

    • O Vias de Fato já está no ar novamente: http://www.viasdefato.jor.br
      É fácil, bem fácil, duvidar da veracidade da denúncia para quem não sabe o que os índios (e sem terra e quilombolas) sofrem nas armas dos ruralistas.

  170. Infelizmente,o cangaço naquela terra não acabou.As policias federal e as policias locais sabem disso.A impunidade,e o dinheiro controla tudo.O governo sabe,mas não faz nada,muitos ativistas e pessoas ligadas a preservação da natureza e das tribos estão jurados de morte.A lei tem que mudar para essas pessoas que se acham dono da terra,e dono da vida, as dos outros porque mandam matar aqueles que atrapalham as negociatas impostas por esses malditos fazendeiros,que arderão no inferno.Esse são os meus votos.

  171. ME SINTO VIOLENTAMENTE VIOLENTADO !!
    É O CÁOS DO ´CÁOS !!
    QUEIMARAM, INDIO !!
    AGORA, MATAN CRIANÇAS !!
    MINHA AMADA TERRA DE PINDORAMA !!
    HOJE, O VIOLENTO BRASIL, DO SARNEY !!
    NÃO HÁ PALAVRAS !!
    PRÁ, REFERIR, A VIOLÉNCIA !!
    PEDIMOS JUSTIÇA !!
    SÓ JUSTIÇA !!

  172. Talvez não tenha ocorrido como conta o blog, porém não é boato.

    http://odia.ig.com.br/portal/brasil/html/2012/1/funai_investiga_morte_de_crianca_indigena_no_maranhao_216640.html

  173. VIVO, A VIOLÊNCIA !! DOS MEUS PARENTES, TODOS OS DIAS !!
    COMO GUARANY !!
    ACREDITO, NA JUSTIÇA !! MAS, QUANDO ?
    ESTÃO, VIOLENTANDO A PRÓPRIA JUSTIÇA !!
    NA ANCESTRALIDADE, DE MINHA AMADA TERRA DE PINDORAMA !!
    HOJE, O VIOLENTO BRASIL !!
    SOCORRO !! JUSTIÇA !!

  174. Até quando vão existir “brasis” , tanto do norte e do sul, como do centro-periferia!

  175. Mas vcs tem q entender q o caso do cachorro chocou todo mundo pq o ato foi filmado!! Quando a gente ve a cena choca isso choca ainda mais!!! O fato dos madeireiros ter queimado essa crianca eh cruel mas nao vira noticia pq o povo brasileiro nao esta nem ai para o Nordeste do Brazil, menos ainda para o Norte, tanto q ate hj la continua a matanca de toda e qualquer especie. Se alguem for la filmar tudo isso q acontece com certeza vao causar repercussao e depois vai cair no esquecimento..assim como o cachorrinho indefeso que a “enfermeira” matou.

    • Prezada Sabrina. Eu entendi isso. E não desmereci o caso do cãozinho. Mas é FATO que os assassinatos de indígenas não geram indignação. Só em 2011 foram 60 assassinatos. Você ouviu falar de algum destes casos? Provavelmente, não. Compreende a minha revolta?

      • Eh realmente eu nao ouvi falar de muitos casos..sabemos q isso acontece mas nao eh frequentemente divulgado. Se alguem fizer uma reportagem a fundo disso, buscando informacoes com detalhes e nomes e divulgar iremos ficar sabendo mais sobre isso…e ainda assim vai haver ainda mais mortes, parece q ninguem quer dizer o q realmente acontece por la…um lugar meio q esquecido…o Brazil eh um pais tao rico..e governado por gente sovina e assassina..eu sei q nao sao todos..mas se a maioria nao fosse seria um pais melhor…ninguem masi se junta para melhorar o pais…como o Brasil esta financeiramente melhor todo mundo quer uma parte do bolo…

  176. Até quando vamos ver essas cena mais amor por favor

  177. É muita crueldade!

  178. A Globo publicou alguma coisa a respeito: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/01/cimi-denuncia-morte-de-indio-isolado-de-8-anos-por-madeireiros-no-ma.html

    O que eu acho melhor do que ficarmos nos lamentando a respeito do fato é tentarmos mobilizar o mundo inteiro a respeito disso! Isso pode ser feito se nós começarmos a agir e solicitarmos uma campanha mundial pelos nossos índios. Isso pode ser feito no site da Avaaz:

    http://www.avaaz.org/po/

    Estou solicitando para que todos os meus amigos e pessoas interessadas de parar essa carnificina para solicitar na parte de contato do site da Avaaz uma campanha mundial pelos nossos índios! Creio que quanto mais pessoas solicitarem uma campanha no site, maior será a mobilização em prol dos nossos índios. Melhor do que ficarmos em pontos isolados da internet nos lamentando por isso sem fazer nada de útil!

    Nós podemos tentar!

    Beijos

  179. Só pelo fato de serem madereiros já estão errados e algo me diz este fato vai repercutir no cenário internacional!

  180. Essa situacao ridicula , monstruosa foi o culmulo do absurdo, a maior falta de amor ao proximo meu Deus aonde vamos parar com tanta frieza, ganacia e egoismo da parte humana!!!!!!

  181. A Globo publicou alguma coisa a respeito: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/01/cimi-denuncia-morte-de-indio-isolado-de-8-anos-por-madeireiros-no-ma.html

    O que eu acho melhor do que ficarmos nos lamentando a respeito do fato é tentarmos mobilizar o mundo inteiro a respeito disso! Isso pode ser feito se nós começarmos a agir e solicitarmos uma campanha mundial pelos nossos índios. Isso pode ser feito no site da Avaaz:

    http://www.avaaz.org/po/

    Estou solicitando para que todos os meus amigos e pessoas interessadas de parar essa carnificina para solicitar na parte de contato do site da Avaaz uma campanha mundial pelos nossos índios! Creio que quanto mais pessoas solicitarem uma campanha no site, maior será a mobilização em prol dos nossos índios. Melhor do que ficarmos em pontos isolados da internet nos lamentando por isso sem fazer nada de útil!

    Nós podemos tentar!

    Beijos

  182. [...] que esse assunto não ganharia espaço na grande mídia, como falou o autor desse post, acho importante que nós aproveitemos o espaço do Jornal Sanitário para expressar [...]

  183. isso é que é uma vergonha nacional!!!!!

  184. Lhe falta muita sensatez! Com absoluta certeza uma tragédia dessas, ficcional ou não, é revoltante. Um assassinato imperdoável. Mas me diga o motivo de chegar a tal extremismo preconceituoso de “o mundo não se importa com o sofrimento de uma criança, apenas o de um cachorro”?
    Você realmente, vivendo em sociedade como penso que vive, acha que quem se sensibiliza pelos animais não se sensibilizaria por uma garotinha morrendo de forma tão dolorosa?
    Acho que deve rever esta sua opinião, de verdade. Pois não é assim que um jornalista alcança o reconhecimento que você aparentemente deseja.

    Sua preocupação com a atitude cruel e violenta desses madeireiros é respeitável, mas não confunda as coisas e ataque cidadãos comuns mesmo que em desabafo.

    • Concordo!!

  185. A informação do CIMI passada antes pelo site da rádio não confirma a notícia do blog, só conirma que o autor deste blog inventou detalhes sobre o suposto assassinato e aventa apenas suposições sobre um vídeo de MESES atrás.

    Portanto, o nobre ato de vocês quererem denunciar os madeireiros à partir dessa nota, perde credibilidade, se tudo parte de uma mentira.

    Porque nada muda o fato de que a notícia – até que se prove o contrário – é FALSA.

    A não ser que o cunho militante do blog passe por cima da verdade. /se for assim vc não tem credibilidade NENHUMA pra escrever mais nada.

  186. O Dia Online também publicou sobre: http://odia.ig.com.br/portal/brasil/html/2012/1/funai_investiga_morte_de_crianca_indigena_no_maranhao_216640.html.

  187. [...] Direitos Humanos | Ilderaldo Corrêa | 6 de janeiro de 2012 17:07 05/01/2012 – via Conexão Brasília Maranhão – por Rogério Tomas [...]

  188. Sem comentários … é tanta bandidagem , falcatrua , pilantragem , roubo , mentiras , farsas , privilégios, assassinatos … enfim : é tamanho o inferno, que não dá para saber por onde começar a limpeza .

  189. Esta notícia é tão absurda que parece mentira.

    Mesmo que não tenha acontecido exatamente assim, a situação é de extrema gravidade.

    As autoridades brasileiras podem e devem ser responsabilizadas por crime de GENOCÍDIO perante a Corte Penal Internacional.

    Eis como se define o Crime de Genocídio no Estatuto da CPI.

    Artigo 6°

    Crime de Genocídio

    Para os efeitos do presente Estatuto, entende-se por “genocídio”, qualquer um dos atos que a seguir se enumeram, praticado com intenção de destruir no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, enquanto tal:

    a) Homicídio de membros do grupo;

    b) Ofensas graves à integridade física ou mental de membros do grupo;

    c) Sujeição intencional do grupo a condições de vida com vista a provocar a sua destruição física, total ou parcial;

    d) Imposição de medidas destinadas a impedir nascimentos no seio do grupo;

    e) Transferência, à força, de crianças do grupo para outro grupo.

  190. Esse e o mundo em que vivemos, muitas vezes acho que o DIABO é o proprio se humano.

  191. http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6037&action=read

  192. Estive em Roraima num garimpo na fronteira com a Venezuela por 30 dias, onde teve a maior matança de indios e garipeiros a alguns anos. Conheci muitos garimpeiros que participarão do chacina onde crianças erão levantadas pelos cabelos e cortadas au meio com golpes de facão, onde os garimpeiros contratão caçadores de indios que andão com cães fila. isto esta acontecendo agora no meio da selva e outras regiões. Acredito que este fato aconteceu sem duvida, so não acredito que os culpados sejam presos como no caso de Chico Mendes da Ima Dorot entre outros que não sabemos. Estes fatos sim bem como muitos outros devem ir a plubico mas temos de ter cautela em não expor as testemunhas nem seus familiares sobre risco de morte. Que é oque acontecera se descobrirem de onde veio a informação.

  193. A situação dos indígenas no Maranhão ( e também dos Kaiowas no MS) não chama a atenção por que não há nenhum vídeo de lindos atores da Globo falando disso

  194. [...] mais informaçoes clique aqui Classificar isto: Gostar disto:GostoBe the first to like this [...]

  195. E, para aqueles que só sabem ficar aqui, comentando num texto que gerou uma discussão importante, sugiro que pelo menos abram uma outra janela, e leiam o site de petições públicas, que possuem algumas iniciativas referentes ao tema de desrespeito e violência com os povos indígenas, com aumento do preço de ônibus e até sobre o Yorkshire, pra quem se importou, como eu. http://www.peticaopublica.com.br/
    É só um click, e pode ser importante!

  196. Filhos da puta de raça essa nossa… chamada de “brancos” mas com a alma tão enegrecida…
    Sinto vergonha…
    Apesar de imensamente comovido, mas sem nada poder fazer,, sou apenas um numero nessa raça maldita… talvez como muitos, sou plenamente contra tudo isso…
    Apenas sinto uma tristeza profunda…

  197. DESEJO E DESEJO PROFUNDAMENTE QUE AQUELES QUE FIZERAM ESTA BARBARIDADE, RECEBAM O MESMO TRATAMENTO, QUE ABSURDO !!!!

  198. Fiquei arrepiada e entristecida com tal brutalidade,é dificil não se sentir incomodado com tal situação, um absurdo os meios de comunicação, não divulgar,o que já é esperado!

  199. Parabéns Rogério! Ótimo trabalho, apesar da notícia ser chocante!

  200. deve ser mentira!!!

  201. Isso é uma vergonha para o mundo. Monstros covardes, inescrupulosos, animais ainda estão matando nossos índios em pleno século XXI. E as autoridades competentes não fazem nada pra combater tanta crueldade. Há anos eles são prejudicados, preseguidos, humilhados, por fazendeiros e por madereiros pela ganância de ter mais e mais terras. Os únicos pedaços de terras a que tem direito para suas sobrvivências, esses monstros tomam. O que essa inocente criança fez? pra merecer tanta brutalidade? Acordem por favor, gritem, isso não pode ficar impune.Meu Deus!!!!!

  202. A impunidade gera a brutalidade e a criminalidade, novamente a questão do dinheiro da ambição e ganancia sempre vão mandar nesse pais de bosta, isso causa nojo, revolta, repulsa, nojo da nossa poltica recheada de descaso, isso nos faz rever ate´hoje o que justiça tem feito pela sociedade? o os politicos tem feito pela sociedade? o que a politica faz pra proteger os índios que fazem parte da nossa cultura? vamos acordar povo, e cobrar leis mais rigorosas….cris vargas, estudante de serviço social

  203. Quem vê televisão e lê jornais sabe que ABSURDOS são cometidos todos os dias em todo o Brasil (no trânsito, no atendimento à saúde, etc…etc…etc.e também na aplicação da “Justiça” onde inocentes são condenados e criminosos libertados). A impunidade é a mãe de todos os crimes!!! Quando mudarão o código penal brasileiro? Quando levarão a vida humana em consideração nesse país????

  204. Notícias como esta não passa nop jornal nacional, não dá ibope.

  205. ONDE SE ENCONTRA O PSEUDO MINISTRO DA JUSTIÇA, O QUE FAZEM OS SENHORES MINISTROS PREGUIÇOSOS DO SUPREMO TRIBUNAL, LÁ NENHUM DELES DÁ DECLARAÇÕES SOBRE O CASO À IMPRENSA.
    EU TOPO CRIAR UMA ORGANIZAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO, BUSCA E APREENSÃO DESTES TIPOS DE MARGINAIS ( DO TIPO – U D R ), E ENTREGÁ-LOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ( TALVEZ O MAIS CONFIÁVEL NO BRASIL ).

  206. Lá no google encontrei a publicação abaixo, a qual NÃO informa que se trata de uma CRIANÇA de 8 anos. Além do mais, se vocês ainda estão APURANDO, como podem publicar com TÍTULO CHAMATIVO E APELATIVO e com conotação de ser notícia verdadeira? Vocês fazem isso de propósito é? Querem o quê com isso? Denegrir a mídia perante aqueles que não se dão ao trabalho de pesquisar o que vocês afirmam? Querem o tal “marco regulatório”? Ah, tem mais: quanto ao MST ser (APENAS) violento, é puro elogio à essa quadrilha! E em relação aos SINDICATOS, não existe PRAGA maior que essa. São todos VERMELHOS, só cultuam o COMUNISMO e fazem os idiotas que se deixam influenciar por eles, de ESCADA para se lançarem políticos!!
    RACIOCINA BRASILEIRO!! ACORDA!!
    ———————————————————————————————-
    MADEIREIROS MATAM ÍNDIO QUEIMADO
    Sáb, 31 de Dezembro de 2011 19:43 Vias de Fato

    Indígenas da etnia Guajajara nos ligaram hoje para denunciar que madeireiros atearam fogo e mataram um índio da etnia Awá-Gwajá, da região de Arame. Os Guajajaras estavam atrás de mais informação, pois até agora a Fundação Nacional do ìndio (Funai) sequer divulgou mais essa barbárie.

  207. Deletando comentários.

  208. E tem gente que acredita que vive numa democracia, só se for a democracia dos poderosos .

  209. Cara, anonymous é qquer, coisa qualquer um, essa é a idéia, pelo que eu entendi, tanto que a máscara foi muito usada no movimento dos indignados, muito pouco coberto pela imprensa que começou na praça do sol, na espanha e que deu início tbm às outras manifestações da Europa e o Occupy Wall Street, pq se vc souber o estrago que a não regulação dos bancos faz, veria que essas manifestações são muito bem fundamentadas e não são coisa de gentinha rica que não quer pagar imposto a máscara do Guy Fawkes não tá diretamente atrelado ao cansei, e pelo que sei a luta que o anonymous trava é pouco mais complexa que só contra a corrupção, mas a veja fez parecer o contrário.

  210. Sim, estamos no Brasil, isso é trivial por aqui. Não temos soberania, abrimos nossas portas até hoje para os colonizadores que fazem contrabando de madeira, pedras preciosas, ouro, somos gentis e adulamos turistas que vem pra cá “traçar” nossas jovens, vítimas da prostituição, não temos cultura suficiente para virarmos um país decente, não gritamos, não falamos nada. Tudo é lindo, VIVA O FUTEBOL, A CAIPIRINHA E O CARNAVAL. Depois tem gente que vem MENTIR que a imagem do Brasil lá fora é boa: PRÁ SACANAGEM E EXPLORAÇÃO É UM PARAÍSO MESMO: VOCÊ VAI PARA O BRASIL, ROUBA-LHES A VIRTUDE DE SUAS JOVENS, SUAS JÓIAS PRECIOSAS, BELEZAS NATURAIS E AINDA MATA SEUS ÍNDIOS ATRAVÉS POR CORRUPÇÃO DOS PRÓPRIOS NATIVOS! VIVA O BRASIL!

  211. Funai investiga assassinato de criança indígena – politica – Estadao.com.br
    http://www.estadao.com.br
    Três funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) viajaram nesta sexta-feira, 6, para o município de Arame, no interior do Maranhão, a 469 km

  212. Tomara que as tribos se juntem todas e chacinem esses jagunços a flechadas e golpes de borduna no meio da cabeça depois que joguem os restos dos jagunços para as formigas carnívoras se banquetearem com as carcaças desses monstros assassinos e destruidores de florestas!!!

  213. Grande texto. O povo esquecerá, é uma pena. O caso do curumim carbonizado é o yorkshire da vez.

    http://coisascato.wordpress.com/2012/01/06/curumim/

  214. Quaalquer jornal do mundo apresentariia isso.. Se fosse na minha cidade eu correria atrás.

  215. Se realmente esse crime aconteceu, as pessoas que o presenciaram ou têm a informação de origem, não podem se limitar a denunciar em blogs e sites de relacionamento.
    Têm OBRIGAÇÃO de pegar o corpo e as evidências do crime e levar a uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência e iniciar uma investigação criminal.
    Não estamos mais em nenhuma ditadura ou regime de excessão, e não há nenhuma razão para que as instituições ou a mídia queiram ignorar uma barbaridade como essa. Não tem lógica afirmar que a Veja, a Folha de S. Paulo, o Jornal Nacional, o Boris Casoy, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal ou o Ministério da Justiça queiram abafar um crime como esse para acobertar alguns madeireiros do interior do Maranhão.

    • Não se trata de “abafar” o caso ou de “acobertar” os madeireiros. Se trata de uma lógica que funciona exatamente para dar a impressão que um caso desse é isolado. É esporádico, quase casual. Mas não é assim. Em 2011 foram ASSASSINADOS 60 indígenas em crimes de conflitos com latifundiários, grileiros, madeireiros etc. Você leu sobre algum desses casos na Folha ou na Veja ou viu no JN? E a média foi superior a UM POR SEMANA! Os índios, apesar de estarem aumentando a população, sofrem um genocídio silencioso em algumas regiões – como em Dourados (MS). E nenhum grande meio de comunicação vai tratar disso da forma adequada.

  216. quanto tiver informacoes exatas como data etc manda um e-mail para eu. Kas esses fazendeiros sao uns malditos . que brutalidade !

  217. que horror!

  218. Ficar indignada só não basta! Temos que exigir das autoridades locais que averiguem os fatos e punam exemplarmente os responsáveis por este ato indigno, cruel e covarde.
    A sociedade brasileira reage a morte de um cão e não se ofende quando se queima uma vida e ainda assim, se tratando de uma criança! Lamentável. Justiça é cadeia para os criminosos!

  219. A quem está duvidando da informação dada pelo blogueiro, entra no site da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1030892-funai-investiga-se-crianca-indigena-foi-queimada-viva-por-madeireiros.shtml
    onde afirma que a FUNAI já recebeu a denúncia e está investigando o ocorrido . Foi denunciado pelo Conselho Indigenista Missionário, e teria ocorrido em setembro ou outubro do ano passado.Parabéns ao Rogério pela informação.

    • E daí? A matéria publicada no site da Folha só reforça o fato de o caso está em investigação, ainda sem nenhuma conclusão. Bem diferente do que diz o irresponsável e sensacionalista autor da matéria que, como se fosse testemunha ocular da historinha, relatava: “Enquanto a criança – da etnia awa-guajá – agonizava, os carrascos se divertiam com a cena.” Onde está o corpo? Onde estão as testemunhas? Que documentos (foto, vídeo) comprovam esta barbaridade tão apressadamente divulgada? É como alguém já disse aqui sobre esse assunto: “98% de ideologia e 2% de informação”.

  220. EU ACHO QUE ESSE TIPO DE ATITUDE ENVOLVE VARIOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA E DEVE SER INVESTIGADO A FUNDO E LEVADO A JULGAMENTO TODOS OS ENVIDOS E CONDENADO TODOS OS CULPADOS INDEPENDENTEMENTE DA CLASSE SOCIAL OU POLITICA , PARA QUE NAO VIRE MODA EM NOSSO PAIS ESSE TIPO DE ATROCIDADE.

  221. Inacreditável… Tenho horror a este tipo de pessoa!! Para mim esta notícia também merece divulgação em nível nacional! Chega de coronelismo e seus assassinatos no Brasil!!!!

  222. MAIS UMA VERGONHA NO PAÍS DA IMPUNIDADE

  223. È ser humano esta ficando muito barbaro .Nossa justiça tem mudar
    Muita maldade…..

  224. Se isso rola no maranhão que é um estado não tão remoto, imagina em estados como Acre, Roraima, Amapá, fronteiras… É por isso que eu sempre digo… “A solução é ir pro “Acre” meter bala em fazendeiro e madeireiro!!!”” cambada de filho da puta.

  225. E então? Vamos fazer isso rodar a internet?

  226. pro pessoal que tá enchendo o saco: http://www.viasdefato.jor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=979:cimi-confirma-assassinato-de-crianca-indigena&catid=4:noticias

  227. Bom!!! Fiquei me perguntando porque algumas noticias geram tamanha indignação e preocupação com a fonte e outras são veiculadas sem nenhuma prova e tornam-se “mitos” ou seja mentiras verdadeiras. Porque quando apontam um negro de ladrão ele fica preso por tres meses mesmo que saibam que ele é inocente como no caso do agente comunitário de saúde aqui em São Paulo. Porque uma criança é retirada de um restaurante porque acreditam ser um pedinte e nãopedem prova, porque um universitário é morto porque o soldado disse que ele era bandido. Porque um menino denominado indio necessita ser compravada a fonte quando os EUA matam Sadamm e atiram o corpo ninguém vê e todos acreditam e até dizem que é bem feito.
    REalmente sempre existe um olhar e ele é diferente do outro, Li atentamente cada comentário e fiquei me perguntando se era importante frente ao fato de que mataram mais 59 pessoas e estas existem comprovação se é necessário para uma ação coletiva pelo fim do exterminio dos indigenas temos de ter uma criança morta ou se ela pode tornar-se “um mito” e nos motivar a lutar?
    Gostaria de saber como podemos então iniciar esta ação ou somar junto a outras pelo fim do exterminio dos indios . Ou existe dúvida que eles vem sendo exterminados?

  228. INFELIZMENTE NÃO TINHA NINGUÉM PRA FILMAR PRA DEPOIS FICAR FALANDO “MATEM ESSES DESGRAÇADOS” MAS AS DIFERENÇAS EM NOSSO PAÍS É TÃO GRANDE QUE SE CONTAREM PRA ALGUNS QUE ESSE TIPO DE COISA ACONTECE ELES NEM VÃO SABER QUE SE TRATA DO NOSSO PAÍS POIS ALGUNS JÁ SE SENTEM EM OUTRO LUGAR (DENTRO DA TELA DE ALGUM FILME AMERICANO?).MEU PROFUNDO PESAR POR ESSA CRIANÇA E SUA FAMÍLIA.

  229. Muito triste! Uma vida, uma criança…quanta atrocidade! Que os culpados sejam punidos!

  230. Infelizmente aquela area é terra de ninguem. a marca do coronelismo ainda queima como ferro quente no norte do país, la são os coronéis e seus capangas que ditam as regras, e escória como esses madeireiros sao livres pra fazerem o que quiserem pois tem a benção desses grandes senhores. e o governo lógico que faz vista grossa pr tudo isso, pois assim é melhor, eles nao ligam pra floresta, pois de fato é um otimo espaço pra latifundios e grandes produtores, logico que visando a produção para um mercado externo, onde rodam os nossos melhores produtos, enquanto nos alimentamos das sobras. enquanto isso vamos todos sambar na sapucaí, porque o carnaval ta chegando!

  231. acho q passou da hora do exercito fazer um treinamento real…. muita bala e muito sangue de madereiro no chao… vai ver serve de fertilizante….

  232. É realmente uma fatalidade.. mas você foi bem sensacionalista em suas colocações…bastante exageradas…Isso é um fato e com pouca atenção, realmente, mas o sensacionalismo destrói a imparcialidade e ridiculariza as informações

    • Eu não sou imparcial. Eu tenho lado. O lado de quem tem os direitos violados e as vidas ceifadas – 60 índios em 2011, mais um número semelhante de lideranças de trabalhadores rurais, de quilombolas, entre outros – por senhores de escravos cuja única diferença em relação ao século XIX é que andam de carro importado e não de charrete.

  233. Apesar de achar o ocorrido um absurdo (coisa que qualquer ser humano decente também deve achar) e respeitar muito o trabalho feito por você nesse blog, creio que é um tanto perigoso fazer essa distinção maniqueísta que você esta fazendo acerca das posições sobre o assunto (população alienada informada pela mídia tendenciosa versus população verdadeiramente informada). Existem dois lados igualmente válidos para essa questão.

    • Pedro, seu comentário é bastante pertinente. A minha indignação é também por conta do silêncio (que muitas vezes é cúmplice, mesmo de forma involuntária) com que a sociedade em geral, incluindo a grande mídia, trata a questão dos direitos humanos, especialmente dos povos indígenas, dos quilombolas, dos pequenos agricultores e demais povos tradicionais e/ou esmagados pela força do capital no interior do Brasil. Felizmente – ou infelizmente – conheço muito bem essa situação (de exploração e violação de direitos desses segmentos) e por isso fiz esse desabafo, muito mais passional do que jornalístico. O jornalismo está no outro post, mais recente.

      • E como é que seus leitores vão saber quando é o jornalista isento ou o passional panfletário que está falando? Jornalista, como qualquer ser humano, tem paixões, emoções, pode e deve se indignar, só não pode perder a credibilidade. Você assumiu uma postura ridícula nesse caso e como ridículo deve ser tratado. Vá procurar um trabalho de assessor no Cimi (se já não o tem) e deixe de poluir a cabeça dos outros com asneiras.

  234. depois quando a comunidade internacional reclama comecam a circular boatos na internet q os paises ricos querem invadir e retirar essas terras das maos do brasil… mil vezes essas terras perde-las todas para manter a vida de uma nem que seja somente uma… crianca indigena.

  235. nao podemos deixar essa classe que so pensa em riqueza acabar com a natureza e alem disso acabar queimando os nossos futuros defensores , temos que fazer o meso com eles,, ja que a justiça so protege bandidos e famigerados corruptos, busquemos a força e a uniao de quem quer um pais digno e com leis que serve para todos e nao so para que pode corromper a sociedade, eu quero acompanhar esse caso e quero ver o que vai dar esse julgamento desse caso

    • Ah, Ramalho! Vai tocar sua violinha em outro terreiro. Você é muito bobinho.

  236. Mais uma vez da vergergonha de ser brasileiro!!!!!!!!

  237. que veregonha justiça brasileira , e uma vida nao e uma coisa qqer, onde esta os direitos humanos ,ou esta merda so protege bandidos ,

  238. Não é ironizando a crueldade contra os animais, ou desmoralizando os protestos contra a corrupção do Anonymous, que se conseguirá mobilizar pessoas para a divulgação dessa atrocidade. Acho importante lutarmos pela nossas causas, galera, mas sem desmoralizar as causas pelas quais outras pessoas lutam… Eu protesto por todas as causas, pois minha luta é contra a injustiça. Vou divulgar a notícia, mas fica até complicado divulgar um post que ironiza outras lutas.

  239. Comentar na Internet vale algo em outros países porque neles as pessoas se incomodam e tem princípios, coragem, ética, moral, e por causa disso tudo, eles tem rumo. No Brasil isso não vale quase NADA!

    No Brasil nada muda porque o povo é essencialmente constituído por PIRATAS, definidos como pessoas SEM:

    sem conhecimento,
    sem coragem,
    sem princípios,
    sem moral,
    sem ética,
    sem saúde, e
    sem rumo!

    PORQUE os brasileiros não se revoltam e começam a fazer justiça com as próprias mãos?

    PORQUE ninguém no povo tem CORAGEM de se arriscar e declarar que BASTA de monstruosidades, corrupção, roubo e abuso?

    Porque o povo brasileiro NÃO TEM VALOR! É um povinho que fala muito e não faz NADA!

    Tenho VERGONHA de ser brasileiro! Qualquer outro povo dito civilizado já tinha botado a casa abaixo, queimado tudo, linchado bandidos e criminosos, explodido antros de corruptos, matado pilantras e monstros como estes assassinos, e as coisas teriam mudado!

    Luiz Claudio

  240. É sempre triste ler algo assim. Isso só nos mostra o quanto o ser humando pode ser imundo. Porém, fechar os olhos a essa realidade é ser cumplice e isso eu não sou! Já que a grande midia prefere esconder, vamos divulgar isso ao máximo galera!

    • NAO DEVEMOS SER CUMPLICES A ESSE TIPO DE BANDIDAGEM E CORRUPÇAO VISTO QUE OS MANDANTES E AUTORES TEM PODER EM UMA TERRA DE POUCOS RICOS E MILHARES DE POBRES.

  241. Que absurdo….

  242. O fato não tem muita importância se é com uma criança, com um cachorro ou até mesmo com uma árvore, Mas eu me importo com o fato de que é uma vida que foi tirada e de uma maneira tão brutal que nem as palavras são capazes de expressar tamanha violência. E essas mesmas palavras ficam engasgadas, por que tenho certeza que essas “pessoas” que tiraram a vida dessa inocente criança não sabem o significado da palavra HUMANO e muito menos AMOR.. Eu fico me perguntando: Por que tanta maldade? Por que tanto ódio? Talvez eu nunca descubra, por que meu coração esta aberto para o AMOR quando não mais existir; ESPERANÇA quando não houver; FÉ para acreditar e dias melhores e JUSTIÇA que possa até ser cega, mas que veja com os olhos do coração o que a verdade diz..

  243. Realmente, o estardalhaço está sendo mínimo. O brasileiro gosta mais de cachorro do que de índio mesmo.

    http://coisascato.wordpress.com/2012/01/07/yorkindio/

    Lamentável.

  244. ok galera, vamos ao que interessa? eu nem vou falar da minha indignação em relação a esse ato supracitado, pois é notório o que isso pode nos causar. mas vou falar do que realmente interessa. e o que interessa é exatamente o que ninguém quer falar, muito menos fazer. bom, pelo que sei, este índio foi queimado por madereiros, não é isso?, então, madereiros tiram madeira (muitas vezes na ilegalidade, grilando terras – o que pode justificar áreas de reflorestamento – entre outros procedimentos que a lei atesta mas a ética não) para nós,para construção de nossas mesas lindas que compramos nas lojas especializadas, ou nossa casa de madeira toda linda, enfim, para nosso uso. porém o que devemos chamar a atenção é que, na maioria das vezes o uso dessa madeira se aplica a supérfulos. os supérfulos são quase 99% de todo que usamos, ou seja, nós usamos muito mais coisas que não necesitamos do que o que realmente necessitamos. onde eu quero chegar com essa estória? quero chegar no cerne da questão, ou seja, o capitalismo. por quê? porque esse consumo desenfreado que nos acostumamos a praticar acaba, no fundo, por justificar qualquer ato anti-ético que se possa praticar. e não venha querer me dizer que não, pois, se analisar friamente verá que é verdade. então vamos ao que devemos fazer na prática?
    por que não paramos de consumir tudo que essa merda de capitalismo produz? por que não consumimos o que realmente necessitamos? será que estamos dispostos a abdicar das mordomias do capitalismo? ou queremos mesmo é uma escada de madeira de lei, ou mogno, ou massaranduba, ou qualquer uma dessas madeiras duradouras para nosso apartamento duplex na avenida paulista, ou leblon? se parármos para analisar, essa merda de ser humano que nos transformamos é fruto desta merda de capitalismo, pois ao contrário do que se prega, não nascemos bons ou maus. vamos acabar com esse discurso maniqueísta e determinista e vamos encarar a realidade: nos tornamos um lixo de ser vivente. se realmente quisermos viver a vida de forma plena temos que acabar com isso que chamamos de vida moderna, ou modernidade. os bens de produção deixaram de ser objeto para virar sujeito, onde já se viu isso? então vamos parar com esse discurso do “pobrezinho do indiozinho” e vamos encara a realidade. você quer ser a próxima vítima dessa onda de barbáries que esta raça humana produz? então vamos parar de consumir. quem compra essa briga? por que não paramos de consumir estas merdas que só nos fazem nos distanciar do que realmente somos? bom, é isso que eu tenho a dizer. quem se incomodar que faça sua defesa. mas a única coisa que já deixo de ante mão é que nenhum argumento é mais forte do que a verdade.

    ieah de jah a todos.

    tairone.

  245. Isto é terrivel, cruel, inominável, mas também sou jornalista e preciso de um link, uma fonte pra poder repassar.

    • Há muitos nos comentários, Osmar. G1, Folha, Terra Magazine, iG… escolha à vontade.

      • Nenhuma dessas fontes deixa claro que foram madeireiros, e nem que ela foi morta exclusivamente pelo fogo. Nada está claro, e nada é certo. Cuidado.

  246. Lamentável que o autor do texto no lugar de se manter focado nas críticas aos marginais que cometeram essa atrocidade com a criança, perca o que eu imagino que seria seu propósito aqui, divulgar e condenar uma atrocidade, com o objetivo de mobilizar forças para se fazer justiça a respeito, porém ele divaga sobre a mobilização deste e daquele outro grupo em dado momento a respeito de outro tema, que por sinal não menos importantes, apenas diversos, e ao invés de angariar aliados ele destila ofensas e deboches aos manifestantes de outras causas anteriores, como se esses fossem mais culpados que os próprios assassinos da criança indígena, como se aqueles que defendem justiça e abominam as atrocidades cometidas contra os animais não se importassem também com as atrocidades cometidas contra pessoas, lamentável que o autor tenha perdido tempo com esses comentários inúteis, hostis, e irrelevantes; Uma atrocidade é uma atrocidade, não deixa de ser apenas porque alguém insensível julga uma atrocidade menor do que a outra, ou sequer julga que seja atrocidade como o assassinato do cão. Temo quando encontro pessoas que não se sensibilizam com o sofrimento dos outros apenas porque eles não se parecem consigo, parece que sempre se espelham na ideia de defender a sua própria imagem, e não necessariamente a um indivíduo injustiçado. Esse caso da criança não há nem o que se dizer, da tamanha abominação que representa, e como pessoas esclarecidas devemos nos empenharmos em buscar justiça para todo e qualquer negligenciado e e oprimido, é preciso manter o foco no assunto, o mais importante, que é encontrar e levar a justiça os culpados por essa abominação cometida contra essa criança inocente, cadeia para esses marginais, para esses monstros, que a justiça se faça.

  247. VERGONHAAA!!! TRISTE D++!!

    • por acaso este autor seria eu fabiana? por acaso você leu sobre os meus sentimentos? mas não tampemos nossos olhos. isso acontece aos montes. este é um caso que estamos sabendo, e os outros? só porque não aparecem não são relevantes? e os mendigos nas ruas? e as mães de duzentos mil filhos pra ganhar bolsa família? vamos parar com essa demagogia. querem fazer alguma coisa? vamos matar o que mata a gente. vamos parar de consumir. você em nenhum momento faz referencia a este fato, por que? será porque você é daquelas que gosta de chegar no shopping antes de ter passado por mil mendigos na rua e virando a cara porque aquilo não é de sua conta? e no shopping você compra zil coisas e sai feliz da vida? vamos parar pra analisar o que realmente faz a gente ser podre assim? vamos poder ser a gente mesmo, ao invés de sermos um bando de mascaras de carnaval, cheias de sujeira e vergonha?

      vamos encarar a realidade galera…

  248. #BrasileiroGostaMaisDeCachorroDoQueDeÍndio

    Pra dar uma balançada no twitter.

  249. Post de merda, tem prova

  250. CONCORDO!!!!! AMO ANIMAIS MAS AS PESSOAS ESTÃO ESQUECENDO DE AMAR MAIS AO PRÓXIMO!!!!! OS ANIMAIS SÃO CRIATURAS DE DEUS, MAS NÓS SERES HUMANOS SOMOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS!!!! QUE VERGONHA MATAR UMA CRIANÇA!!!!!!!

  251. Horriipilante

  252. Isso deve ser noticiado em todos diretórios internacionais, assim uma das mulheres mais poderosas do planeta vai ser indagada com com mais objetividade e realidade sobre o “real progresso do Brasil”. Isso é considerado Genocídio, portanto a questão deve ser julgada no tribunal internacional, com o acréscimo banco do réus, os magistrados da região, por omissão de justiça, Ministério Público, juizes e oficiais e policiais. Infelizmente, o Brasil não tem capacidade de se desenvolver como uma nação, e ainda se fala sobre soberania nacional… esse é o Brasil, acima de tudo, patria ada idolatrada, lembra o velho faroeste americano, matando os indios… Lembra não… É!!! Que pátria… Os primeiros habitantes perdem a terra, e ainda são queimados, genocídio… Não tem outro argumento. Segundo passo, incapacidade constitucional e omissão de justiça, poder executivo e judiciário são tão responsáveis quanto os praticantes do delito, já que a questão não é a primeira, nem segunda… Nem décima… Nem vigésima, trata-se de crime internacional, uma boa propaganda para a copa mundo e as olimpiadas, deveria ser veiculada nos intervalos dos jogos nas redes de exibições internacionais…

  253. até quando ?????????

  254. Muito bom sua denuncia, mas aqui começam os seus problemas:

    1 – “Não vai ser um tema de rodas de boteco, como o cãozinho que foi morto por uma enfermeira.”

    No caso do cão houve um vídeo realmente revoltante no qual não há problema NENHUM em as pessoas verbalizarem sua indignação. O que vc acha que aconteceria se um video desse menino surgisse? Ninguém ia desmerecer porque “brasileiro gosta mais de cachorro do que indio” não.

    2 – “E, obviamente, não vai gerar qualquer passeata da turma do Cansei ou do Cansei 2 (a turma criada no suco de caranguejo que diz combater a corrupção usando máscara do Guy Fawkes** e fazendo carinha de indignada na Avenida Paulista ou na Esplanada dos Ministérios).”

    Mais uma acusação infeliz da sua parte. Quem você acha que defendeu os índios em Brasília no caso da construção do Noroeste em área indígena? Os mesmos Guy Fawkes mascarados com carinha de indignados criados no “suco de caranguejo”. Um desses até apanhou de um policial. Era uma menina.

    3 – “O caso não vai ganhar capa da Veja ou da Folha de São Paulo”

    O caso já foi comentado na Folha. Mas como trata-se de uma denuncia (até agora) é ÓBVIO que não vai ganhar capa. Esse tipo de notícia precisa CHOCAR com (repugnante, eu sei) fotos ou video.

    Desmerecer outras revoltas porque a que lhe encomoda não tomou conhecimento o suficiente é lamentável.

    Grato,

    Um mascarado revoltadinho criado a suco de caranguejo que lutou no Cansei e estava tambem protegendo o pequeno espaço dos índios em Brasília.

    • Concordo com você.

  255. Triste, triste, triste… e o pior de td é q tds nós esqueceremos, logo após ter escrito o comentário, tragados pelas nossas urgências.
    ” A nossa indignação é uma mosca sem asas, ñ ultrapassa as janelas de nossas casas…”

  256. BONDIA BRASIL, estou scadalisado de ver que o governo brazileiro nao faz nada para que esses crimes nao fiquem sem castigos.
    E muito importante de imformar a comunidade international,
    imformar os jornalistes estrangeiros.

  257. ESTOU SCANDALISADO POR O QUE ACONTECEU A ESSA CRIANCA
    E PRECISO IMFORMAR OS JORNALISTAS ESTRANGEIROS ET LA COMUNIDADE INTERNATIONAL.

  258. É revoltante uma ação desse gênero ser prática por alguém que si diz ser um ser humano, uma criança independente de qualquer, raça, etnia, cor sexo,religião ou classe social , precisa ser tratada com carinho, amor, educação e coisa com respeito, se fosse um filho de politico corrupto, safado, ladrão estaria nas primeiras manchetes de jornais revistas e tv.

  259. Vergonha é que o tal cachorro deu mais ibope e foi mais comentado e feito justiça, doque o nosso indiozinho… triste mas os humanos não estão cuidando dos humanos, é… bem dificil olhar para os humanos e opnar… triste eu estou de verdade… saber que um indiozinho um humano foi embora deste planeta assim…

  260. A Funai está “investigando” se é verdade ou não que houve o crime. Essa verdade, logo deverá ser revelada e, como toda boa verdade, deverá ser contada de acordo com a conveniência dos poderosos.
    Independentemente da verdade, podemos observar e entender a realidade. Sugiro que leiam o livro “Honoráveis Bandidos” , ou procuram saber qualquer coisa a respeito.
    Você saberá porque o Estado do Maranhão é mais pobre do país…
    Você saberá porque o Estado do Maranhão é o que recebe mais dinheiro do Governo Federal, apesar de ser o que menos arrecada…
    Você saberá que o Estado do Maranhão não é um Estado, é um Feudo, dominado por uma oligarquia, cujo senhor feudal já está no poder há mais de cinquenta anos. É dono de praticamente todas as repetidoras de tv e de maior parte das terras da região … ele e seus digníssimos familiares. “Talvez”, por isso, o caso não tenha “ganho” reportagens de maior amplitude – com mais “ibope”. Trata-se do mesmo senhor feudal que foi o pior presidente do Brasil. Nem precisa ler o livro, procure uma imagem e veja a capa. É daquelas do tipo em que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
    Se ler o livro, melhor ainda. Está cheio, muito cheio de muitas fontes que “explicam” acontecimentos como esse e também ajuda a “compreender” como é que um lixo desses continua no poder e, enquanto essa desgraça persistir, crianças, velhos, mulheres, pobres e desvalidos, não só do Maranhão, mas de todo o país, não podem ter nenhuma esperança de vida digna.

  261. BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR……. O SER HUMANO PEDEU TODO O RESPEITO E AMOR COM O PROXIMO COMO ESTA ESCRITO NA PALAVRA DE DEUS UM DIA O AMOR IA ESFRIAR

  262. QUANTA DESUMANIDADE AINDA COM UMA CRIANÇA INDEFESA GENTE ESSAS PESSOAS MERECEM PRISÃO PERPETUA E ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES DESSE PAIS ??

  263. É o crime abominável
    que nos fere e indigna,
    como sempre os madeireiros
    que, com a mão assassina,
    pra fazer prevalecer
    a riqueza e o poder
    usam fogo ou lazarina.

    Mas, há outro criminoso
    apoiando o crime vil,
    é o sistema econômico
    implantado no Brasil,
    sempre que quer ele ataca,
    mata de fogo ou de faca
    ou de tiro de fuzil.

    Infelizmente, o sistema
    tão injusto e desigual
    vai estar sempre matando
    em nome do capital,
    tornando os crimes comuns
    para tão bem deixar uns
    e a muitos deixar mal.

    Essa sanha incontrolável
    fortalece o agressor,
    o governo faz com isso
    ouvidos de mercador,
    como disse Gonzagão
    nem de igual agressão
    Chico Mendes escapou.

  264. ENQUANTO EXISTIR POLITICOS TIPO SARNEY, QUE SE INTITULA O DONO DO ESTADO DO MARANHÃO E TODA A CORJA DA FAMILIA DELE, NADA VAI MUDAR NESTE ESTADO COLONIZADO POR FRANCESES, QUE PODERIA MUITO BEM TER CONTINUADO, COMO AS GUIANAS FRANCESAS, O MARANHÃO É UM DOS ESTADOS MAIS BONITOS DO BRASIL, PELA DIVERSIDADE DE TUDO, PÉLAS MATAS, CULTURAS, INDIGENAS ETC ETC.; PESSOAL DO MARANHÃO COLOQUEM ESTA FAMILIA PRA FORA DO MARANHÃO. A MONARQUIA AINDA IMPERA NESTE ESTADO. E TUDO QUE ACONTEÇE DE RUIM É CULPA DESSA FAMILIA

  265. É um absurdo. Porém não concordo que isso não tenha repercussão..TEM SIM! Já está tendo…

  266. “”O caso não vai ganhar capa da Veja ou da Folha de São Paulo. Não vai aparecer no Jornal Nacional e não vai merecer um “isso é uma vergonha” do Boris Casoy.Também não vai virar TT no Twitter ou viral no Facebook.
    Não vai ser um tema de rodas de boteco, como o cãozinho que foi morto por uma enfermeira.””
    Meu Deus!!!!….Vamos divulgar isso!!!!!….TODOS Nós que divulgamos o caso do Cãozinho, pq não nos mobilizamos por este Indiozinho???….Vamos Gente!Não precisamos de um Vídeo para entendermos a ‘cena’!!!!!Pessoal do Twitter…Divulguem!!!…..

  267. Acaba logo essa merda de mundo.

  268. “O caso não vai ganhar capa da Veja ou da Folha de São Paulo. Não vai aparecer no Jornal Nacional e não vai merecer um “isso é uma vergonha” do Boris Casoy.Também não vai virar TT no Twitter ou viral no Facebook.
    Não vai ser um tema de rodas de boteco, como o cãozinho que foi morto por uma enfermeira.”

    Meu Deus!!!!….Vamos divulgar isso!!!!!….TODOS Nós que divulgamos o caso do Cãozinho, pq não nos mobilizamos por este Indiozinho???….Vamos Gente! Não precisamos de um ‘vídeo’ para entendermos a ‘cena’!!!!!

    • E nunca saber se isto é verdade!!!!!

      • SOU RADICALMENTE CONTRA QUALQUER TIPO DE MAUS TRATOS A ANIMAIS ( EXCETO RATAZANAS E BARATAS…rsrsrsrsrsrs…) A FAVOR DA EXECUÇÃO SUMÁRIA DESTES TIPOS DE MARGINAIS. A QUE PONTO CHEGA UMA BESTA FERA DESTA, QUEIMAR UMA CRIANÇA ……ISTO É O FIM DA DIGNIDADE HUMANA .

  269. É cruel e vergonhoso a maneira como as autoridades teem tratado esta questão em nosso país. E os mais fortes do Sul ignorando os mais fracos

  270. Primeiro mostrem as provas, depois saiam divulgando.

    A propósito, procurem também no youtube pelo vídeo que mostra os índios enterrando crianças vivas e depois façam campanha contra o infanticídio indígena.

    Depois, pesquisem na internet e descubram o que os vagabundos do MST fazem quando invadem fazendas produtivas.

    • Pior é o que mentes improdutivas fazem vagabundeando pela Internet…

    • Também acho que deveriam divulgar provas concretas, pois nada deixa claro que foram realmente os madeireiros, nem de que era uma criança, nem de que ela foi morta por fogo. (pode ter sido um acidente, ela pode ter sido morta pelos “isolados”, ela pode ter sido morta com um tiro e depois carbonizada) qualquer uma dessas opções já muda o foco da gravidade.
      Não se esqueçam do erro cometido no caso “Escola Base”, de 1994.

      Mas caro Guilherme, vc e a imprensa cometeram um erro lindo, infanticídio é quando a MULHER, no estado puerperal mata o próprio filho recém-nascido. Nesse caso ai dos indígenas que enterravam as crianças, o crime era cometido, como dito, pelos indígenas (homens e mulheres), quando a criança nascia com alguma deficiência.
      E é claro, um absurdo tremendo tão quanto

  271. isso é o descaso dos políticos sujos e de policiais vendidos
    deste estado

  272. [...] que o atual Código Florestal representa uma ameaça à “classe produtora” brasileira – matam dois (sem terra ou quilombola ou sindicalista ou indígena ou pequeno pescador) por semana. E o MST (ou os índios ou os quilombolas) é violento. Ou os sindicatos são radicais.—Os [...]

  273. E quem foi que viu uma desgraça dessas e não fez nada hummmmmm!!!!

  274. Para mostrar casos de infanticídio indígenas a imprensa não pensa duas vezes e mostra os índios como maus e desmerecedores de terras, direitos e tudo mais, generalizando todas as tribos, que possuem diferentes culturas, afinal não existe uma nação indígena.Mas para mostrar ao povão o que os madereiros fazem e toda a questão indígena envolvida eles simplesmente ignoram, porque isso atinge os interesses deles, madeireiras movimentam muito dinheiro e esse dinheiro financia muitas coisas, por isso formar a opinião que índio não precisa de terra e que preservar floresta é muita idiotice.

  275. Vergonha… faltam palavras.

  276. perplexa!

  277. A ganância pelo poder e pela auto realização, levam alguns animais intitulados seres humanos à cometerem tamanha barbaridade, a mídia lança todos os dias no ar, favela do alemão RJ, cracolândia e SP entre outros nas demais capitais, estou de acordo com toda força do efetivo do poder público diante destas situações, porém o maior número de homicídios estão nas regiões que envolvem a mata amazônica. Vamos voltar atenção para este povo. Sra. EXMA Presidenta Dilma, retome as forças nestas regiões, dê um basta nesta enxurrada de sangue.

  278. O que é isto? Em tempos de grandes perturbações físicas e mentais, temos que buscar o contato com o divino que vive em cada um de nós, pois aí está o nosso Poder Real! Este sonho hediondo tem e vai acabar, pois se queremos, podemos viver um ‘sonho feliz’. Compartilhando você pode fazer algo para que mais mentes se unam com o objetivo de mudar esta cena triste, que nem parece ser atuada por seres humanos! Ho´oponopono: Me perdoe, por favor me desculpe, Obrigada, Eu Te Amo! Que Deus tenha esta criança indígena em Seus Braços, e que os seus (a sua tribo), que aqui ficaram, possam viver em paz!
    Se pessoas que representam as crianças na UNESCO e outras instituições tivessem acesso à esta informação, poderiam fazer algo a nível global, como Shakira, Angelina Jolie, com os recursos e contatos que possuem.

  279. A Enfermeira foi denunciada pq tinham um Vídeo….Independente desse caso, Se não houver ‘vídeo’ do assassinato não vai valer a Investigação do Caso?????????….Mas o que é Que há com VCS??????????????…Têm Ações do “Dono do Maranhão” (José Sarney)???…Se um índio bater na face de um “não-índio”, a divulgação é IMEDIATA mesmo “sem vídeo”!!!!….Os estupros, as mortes ocorridas contra eles não são divulgados pq não tem um ‘vídeo’…VCs estão Loucos???….Que seja feita uma Investigação!!!!…Ou “madeireiros”, ou “fazendeiros”, ou “fanpagessarneyzeiros”, ou “peixões” não se pode levantar Investigações “de jeito algum’???……”hummm”
    ??????………….

  280. Esses fatos vem acontecendo a muito tempo, há relatos de gente muito séria..( http://www.tvuno.com.br) que não tem interesse algum em manipular nada, a tvuno tem imagens gravadas de relatos parecidos em Mt. e Acre.

  281. Isto é uma realidade que não deve mais existir no país. Por que a policia Federal não entra no caso para investigar? Onde está o Governo? Precisamos nos juntar e deliberar uma ação contra o estado se este n]ão se prontificar em fazer algo por esta ação desumana, digna da idade média.

  282. Há verdade irá aparecer,então se for verídico justiça será feita. Nisto tenha certeza.

    • kkkkkkkkkkkkkk, tal foi feita quando filhos de juízes mataram o índio queimado em Brasilia, quando o boyzinho matou a moça e disse que era apenas uma prostituta, que justiça você quer?

      • interessante que vocês estão duvidando da noticia, se fosse o contrário estariam chamando os nativos de bárbaros, mesmo sem filmes

  283. Interessante como as pessoas são coniventes, estão querendo um filme para comprovar a veracidade da noticia, e se fosse o contrario, se os índios tivessem matado uma criança “branca”, seria necessário filme para provar a noticia? ou os mesmos seriam tachados de bárbaros independente do filme ter aparecido?

  284. É preciso que tenhamos uma visão de que estamos no século em que quase tudo já é de conhecimento da nação mundial…essa situação é inadimissível no mundo em que vivemos. Creio que a justiça será feito para punir esses criminosos de inocentes, a lei é que não falta, está aí o ECA, Politica Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Programa Nacional de Direitos Humanos, Crimes de Preconceito de raça e cor, Defesa dos Direitos Indígenas, código penal e civil…acredito ainda na lei brasileira…

  285. Doi,quando nós vamos aprender a votar.

  286. Absurdo, esse pais não vale um real mesmo, as pessoas que se dizem de bem, podem matar e hostilizar qualquer um que fica por isso mesmo. Deus olha por nós e ajuda-nos a reverter essa situação.

  287. Sem palavras para descrever o que sinto lendo esta barbárie. Imagino o quanto ainda o ser humano descerá ainda. Será que consegur ir mais fundo que o inferno? . Que horror! E as autoridades fazem o que? Que nojo sinto de bestas assim. São verdadeiras bestas quem fazem isso. Tanta crueldade com uma criança.

  288. Vergonha nacional….ate quando ?

  289. isso é brasil!
    dão tanta marquem a gentinha vagadunda (mulheres e homens)sem valor moral e o verdadeiro brasileiro vive a margem da sociedade.
    o povo se cala e se deixa enganar por materias prontas e editadas conforme o interesse das emissoras.
    no brasil não existe ordem e nem progresso.
    VERGONHA E INGNAÇÃO ISSO TEM DE MONTÃO!

  290. Malditos madereiros dos infernos!!!!!!!.

  291. Vergonha nacional,é muita injustiça,vivem as cegas se lixam para o que acontece.Mas nós povo temos que ver quem colocamos lá no trono da pouca vergonha e dos oportunistas.
    Felicidades.

  292. Enquanto o governo brasileiro não tomar uma posição em relação aos grandes latifundiários e madeireiros que vêm agindo na área rural do Brasil, nunca vai acabar com a violência no campo. Os trabalhadores rurais, lideranças do campo e os índios vão ter que pedirem socorro aos trabalhadores da cidade para que eles possam se delocarem até lá para ajudarem esse povo tão indefesos do campo. O que não podemos é deixar é els continuarem sendo assassinados a todo momento e não fazermos nada. Na época da ditadura a UDR mandava matar os tra balhadores rurais, e hoje quem é que está au torizando? Cadê a justiça? O que o nosso governo democrático está fazendo para combater estes crimes? assim não dar! Temos de mobilizar todos os democratas do Brasil em torno deste problema tão sério diante de nossos olhos. – João de Goiania – Goiás – Brasil.

  293. Brasil com vergonha de ter vergonha.
    #BrasileiroGostaMaisDeCachorroDoQueDeÍndio UMA HASHTAG INCONVENIENTE

    http://coisascato.wordpress.com/2012/01/08/caesindios/

  294. O Sr. Rogério Tomaz Jr disse a verdade na publicação. Uma criança indígena não merece destaque. Não dá IBOPE, mesmo sendo o fato uma atrocidade. O que os “brasileiros” esqueceram foi que eles são os invasores. Os verdadeiros brasileiros são os nossos índios. São os donos da terra, que hoje estão restritos a pequenas áreas. Ao menos tais áreas devem ser respeitadas, como se fossem um santuário, solo sagrado. Quem irá prender, indiciar, e julgar os criminosos!!!!?????

  295. Infelizmente o homo sapiens sapiens esta perdendo a humanidade.

  296. Até quando?

    Acho que faço muito pouco para mudar meu país mesmo…

    Até quando?

  297. Dá para dizer alguma coisa?

    A não ser estou indignada?

    Quem for digno, que tenha o direito de se indignar!!

  298. Vergonha na cara! De quem? Será que precisa nomear ? Politicos, Ruralistas, Empresários , Banqueiros, e todos aqueles que se interessam por dinheiro, por ganancia, com poder, para todos esses a vida não val nada, então ou unir-mos ou seremos todos mortos.

  299. SRA. PRESIDENTA… A SRA. POR ACASO, OU PELO MENOS UM DOS TEUS MINISTROS LERAM ESTA NOTÍCIA? E AGORA, QUE RUMO DEVE TOMAR ESTA HISTÓRIA. POIS QUEM MANDA NO BRASIL, JAMAIS FOI O POVO E SIM OS MAUS REPRESENTANTES DO POVO. ISTO VAI FICAR ASSIM IMPUNEM, OU CAIRÁ NO ESQUECIMENTO COMO ACONTECEU COM O ÍNDIO GALDINO? E A FUNAI DEVE DEFENDER QUEM? AFINAL É UM ÓRGÃO DO GOVERNO OU NÃO? PRECISAMOS DE RESPOSTAS…
    ACELERE E NÃO DEIXES IMPUNE UMA TRAGÉDIA DESSA NATUREZA. E APROVEITO PARA DAR VIVAS AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL. LINDO… MAS EU QUERO VER É A ESTRUTURA PARA FISCALIZAR TAL LEI. DE FATO ESTAMOS NA ERA APOCALÍPTICA… ISTO É APENAS O COMEÇO DO FIM. EUGÊNIO COSTA MIMOSO. PRÊMIO DIREITOS HUMANOS NO ANO DE 1994.

  300. Fueron ya capturados esos animales?

  301. Que medidas sejam tomadas! tudo por dinheiro e agora esse sadismo?! que isso!???

  302. Absurdo,
    indignação,
    impunidade,
    violência,
    intolerância,
    sadismo,
    estupides,
    orgulho,
    ganancia,
    pobreza de espirito,
    .
    CADEIA PARA ELES.

  303. AINDA TEM QUEM DUVIDE QUE ACONTEÇAM CRIMES COMO ESSES.ESQUECERAM QUE EM BRASÍLIA JOVENS DE CLASSE MÉDIA ALTA QUEIMARAM UM ÍNDIO QUE DORMIA NA RUA PORQUE ACHARAM QUE ERA UM MENDIGO?SABEM QUAL FOI A PENA DELES? NUM PAÍS EM QUE O CONDENADO RECEBE UMA PENA E SÓ É OBRIGADO A CUMPRIR UM SEXTO DO TEMPO PREVISTO;EM QUE UM HOMEM COM 16 OU17 ANOS PRATICA CRIMES BÁRBAROS E SÃO TRATADOS COMO CRIANÇAS;PESSOAS EMBRIAGADAS PEGAM CARROS ATROPELAM,MATAM,PAGAM UMA QUANTIA SIMBÓLICA E VÃO PARA A RUA PRATICAR OUTROS CRIMES,TUDO É POSSÍVEL PORQUE A LEI PROTEGE,E OS PODEROSOS TAMBÉM.ATÉ PORQUE ELES SÃO BLINDADOS. CONTA-SE NOS DEDOS QUANTOS CRIMES ACONTECEM CONTRA POLÍTICOS.NA VERDADE ELES ESTÃO PREOCUPADOS COMSEUS SALÁRIOS E MORDOMIAS.

  304. Genteeeee, não duvidem de nada nesse nosso país, que é tão lindo e ao mesmo tempo tão sem educação, sem cultura, quando Cristovam Buarque fala que a educação é a solução ninguém nem se importa de ouvir o que ele diz. Não adianta discussão, é preciso aprender votar direito em primeiro lugar. Educar nossos filhos, sendo rico ou pobre, não importa, a ignorancia dá margem a esses políticos corruptos, fica um país sem lei, na mão de bandidos.

  305. É dificil se isentar de emoção quanto a uma notícia dessas. A sua matéria é importante. Talvez você tenha se enveredado por um caminho que eu, por exemplo, não tomaria; que é ilustrar a situação do descaso quanto aos indígenas usando de exemplo de outros protestos, que nas suas palavras dentro do texto dão margem à interpretações errôneas. Bom, sabemos que é um fato que não tem como não ser investigado e já o fazem pelo o que tenho lido. Para evitar retóricas e delongas, apenas fico por aqui. Um abraço!

    • Maria Theresa, obrigado pelo comentário. Mesmo sabendo que minhas analogias dão margem para muitos tipos de leitura, quis apenas ilustrar que o desinteresse pela situação dos povos indígenas – que se define como tragédia em muitos casos – não recebe atenção da sociedade brasileira, mesmo entre os setores que demonstram a sua indignação com outras causas igualmente revoltantes.

  306. Um absurdo isso! Como conseguiram fazer um ato de tamanha crueldade com essa criança! E isso é o pior, coisas desse tipo não são divulgadas e não recebem a tamanha importancia! Onde é que o Brasil vai parar desse jeito, se não respeitam quem realmente são os donos da nossa terra! Acho que emissoras de TV, jornais, revistas, sites, e outros meios de comunicação deveriam publicar ao menos UMA materia sobre esse acontecimento, pois quando os indios demonstram indignação pelos atos cometidos por madeireiros e politicos, entre outros, a imprensa divulga de uma forma que faça parecer que os culpados na historia são os povos indigenas, o que é totalmente revoltante e vergonhoso, agora eu quero saber onde esta aquele “Brasil, um país de todos” que é divulgado em propagandas? Agora eu quero saber, só falo mais uma coisa, tenho VERGONHA desse país, aliás, a maioria dos brasileiros tem, pois como queremos chegar a uma potencia mundial economica, cultural, politica… se nem os proprios politicos, que tinham que resolver assuntos como esse, ou até mesmo o poder judiciario, que ficaria responsavel por julgar uma coisa dessas, aceitam dinheiro para omitir o caso, realmente, isso é completamente vergonhoso! E assim, nunca chegaremos a lugar algum, pois só sugam o dinheiro de cada brasileiro, e na hora de defender os seus direitos, e lutar por um Brasil melhor, justo, correto, honesto, eles não fazem nada. Com isso, venho demonstrar minha tamanha indignação perante o fato.
    Um abraço! E parabéns por divulgar essa materia, assim ja está cumprindo seu dever como um brasileiro!

  307. O caso não deve gerar nenhuma iniciativa por parte do governo brasileiro, que é conivente como o extermínio das nações indígenas. Basta ver o que aconteceu em Rondônia, com os Akuntsu, os Canôe e outros grupos alvos de genocidio. A situação dos Avá canoeiro de Goiás é bem ilustrativa, vivendo escondidos e sendo do caçados como animais.
    Quando alguma nação indígena consegue a demarcação de suas terras é alvo de ódio de grande parte da população brasileira, é só vermos o caso da homologação da reserva Raposa do Sol em Roraima. O preconceito e o ódio contra os indios continua vivo como nos tempos coloniais quando os “heróis” Bandeirantes percorriam os quatro cantos do Brasil assassinando e escravizando índios.
    O resultado de um jogo de futebol na Europa comove mais a população brasileira que esta notícia de uma criança índigena queimada viva. O genocídio em curso contra os Guajá, tem mais uma lamentavel página. O índio para o Brasil é apenas um estôrvo ao Deus Progresso, um obstáculo a ser removido. No caso, removido na mais total impunidade.

  308. e pensar que todo dia era dia de índio…

  309. Eu queria mais informações sobre o caso, eu tenho amigos q moram na região, e eu vou atraz disso.
    Saibam vocês que nos insultam, na nossa região, se um índio pratica o mal contra o branco (o não índio), rapidamente ele é localizado, punido, e paga por seu crime, já quando é o contrario, quando o branco faz, ele pode fazer em praça publica que nada acontece, não to falando que no meu povo só tem santo.
    Tem gente mal caráter em qualquer lugar, em qualquer povo, mas cinseramente isso irrita, é a questão, nos ver como um povo inguinorante e selvagem. Nós não somos assim como pensam.

  310. Que coisa absurda. Esses psicopatas têm que ser exterminados rápido pra não correr o risco de se reproduzir. A violência que ronda os nativos é inacreditável, a ganância desses fazendeiros/madereiros/agricultores parece passar do limite imaginável.

    Não concordo, porém, quando tentam diminuir outros casos polêmicos ou protestos. Sou muito pró direito dos animais e acredito que todas essas causas são importantes. Acho que ir à rua protestar contra a corrupção, contra a injustiça é sempre algo digno e provém de um desejo de lutar pelo que é certo para todos.

    Concordo, porém, que a causa indígena está sendo deixada de lado. Já não está na hora de tirar esse pessoal do meio do mato, das mãos dos fazendeiros e inseri-los no meio social, como os CIDADÃOS BRASILEIROS que eles são?? Essa história de ‘preservar a cultura nativa’ é uma desculpa pra mantê-los confinados no meio da selva, longe dos outros e sem comunicação, para calá-los e mantê-los indefesos contra a corrupção alheia, se querem minha opinião. Só se preservará a cultura educando os nativos e preparando-os para lidar com o mundo como ele é, do lado de fora da floresta. O desejo do governo deve ser justamento o contrário, acabar com esse povo, com essa cultura. Calar essas vozes.

    Índios não são ANIMAIS SILVESTRES para ‘precisarem viver na mata’, são PESSOAS.

    • AMIGA ALEXANDRA CALDAS…..!!
      TIRAR O ÍNDIO DO MEIO DO MATO….??
      TRANSFORMÁ-LO EM CIDADÃOS BRASILEIROS COMO ELES SÃO…??
      COM TODO RESPEITO . VC É ANTROPÓLOGA ..?? VC JÁ CONVIVEU COM ESTAS PESSOAS EM ALDEIAS…?? QUAL O SEU CONHECIMENTO DE E DAS CAUSAS INDÍGENAS…??
      COM TODO O MEU RESPEITO , A AMIGA TÁ TOTALMENTE DESINFORMADA : A NATUREZA É A CASA E A PÁTRIA DELES . ELES SÃO OS ÚNICOS CIDADÃOS BRASILEIROS, OS BRANCOS SÃO FILHOS DO INVASOR ( PORTANTO NÃO BRASILEIRO NATO ) . ELES SÃO OS CIVILIZADOS , QUEM TEM DE SER CATEQUIZADOS SÃO OS MALDITOS PADRES E OS PESTILENTOS DOS PASTORES. QUE FAZEM O JOGO DO GOVERNO P. FAVORECER A DESCARACTERIZAÇÃO DO ÍNDIO E DAR SUBSÍDIOS P. FAZENDEIROS E MADEIREIROS ROUBAREM SUAS TERRAS E, CASO ELES RESISTAM , MATÁ-LOS …..
      NÃO ESTOU LHE CULPANDO PELO INFELIZ COMENTÁRIO, ISTO É APENAS UMA INFORMAÇÃO MINHA, POIS CONVIVI E CONHEÇO AS PESSOAS , OS SERES MARAVILHOSOS Q. SÃO : MEUS IRMÃOS INDÍGENAS .

      • Amigo(a).

        Sim, fiz antropologia durante muito tempo na UnB, já visitei aldeias indígenas com um tio jornalista que luta pela causa indígena no Brasil e na América Latina e já chegou inclusive a ser ameaçado pelos corruptos que você critica. Portanto creio que estou mais do que informada para ter uma opinião sobre o assunto.

        A natureza é a casa e a pátria deles?Eles são plantas, são saguis para precisarem viver em um local específico?! Eles são gente, sim, cidadãos brasileiros como eu e você. A pátria deles é TODO O BRASIL, e eles deveriam morar onde bem quisessem: na Amazônia, linda floresta brasileira, em SP, no Ceará, onde quisessem, porque o PAÍS INTEIRO É DELES E NOSSO. Não me considero menos cidadã brasileira que um indígena porque sou branca. Acho que isso é uma diferenciação bastante racista. Acredito que da mesma forma que os indígenas tem direito a aproveitar as vantagens da ciência e da tecnologia moderna, SE ESSA FOR A VONTADE DELES E ACREDITE, É DE MUITOS, os ‘brancos’ também tem o direito de desfrutar das belezas da floresta. Ou você acha que um branco não poderia viver nela, se quisesse? Ela é território demarcado para uma etnia específica?

        Essa história de ser filho do branco invasor… essa é uma balela repetida ha anos e que não ajuda ninguém. O que aconteceu há anos já aconteceu, foi uma merda pra muita gente, pros negros, pros índios. E quanto aos imigrantes italianos, que tb passaram o inferno quando chegaram aqui?! Você também acha que eles são culpados pela atual situação indígena, só porque são brancos e europeus?! É um discurso simplista, racista, pobre e falho. Sim, sou branca, luto pelos direitos dos indígenas porque os considero meus conterrâneos, não porque odeio um outra etnia, grupo religioso e afins e uso isso como desculpa para atacá-los, como parece o seu caso. Luto pela preservação ambiental porque a floresta também é minha, é deles, é de todos. Acho extremamente petético julgar alguém mais ou menos brasileiro por causa da cor da pele, da descendência, principalmente em um país DE MAIORIA MISTA. Sou tão brasileira quanto esses índios, quanto essa criança, quanto uma criança quilombola e é por isso que a causa deles também é minha. Seu radicalismo está lhe fazendo criar diferenças entre os cidadãos desse país, tome muito cuidado com ele, para não acabar se perdendo em meio a idéias absurdas que só lhe levarão a ter raivas e lutar por motivos errados, baseando-se em argumentos errados.

        Agora, no fim você realmente se superou! Quem disse que eles não são civilizados?! Tudo o que eu peço é que eles tenham direito as vantagens médicas, à saúde, à educação dos brancos, sim, dos brancos, para que possam conhecer suas leis e preservar-se, pois eles estão submetidos a essas leis e desconhece-las só os torna vulneraveis. Você acha que isso vai descaracteriza-los?! Conseguir comunicar-se com os ‘brancos opressores’, ter condições de lutar de igual para igual? Isso só pode armá-los e fortalecê-los. Se vc acha que com isso eles vão ‘esquecer suas origens’, pode ficar tranquilo:muitos índios já estão indo à faculdade, granduando-se, aprendendo a mexer com internet e continuam a viver em suas tribos, usando seus conhecimentos para melhorar as vidas de todos os outros. Você quer me dizer que isso é errado? Que eles devem continuar afastados de todos, sem saber falar à nossa língua, completamente vulneráveis às drogas, ao álcool que os fazendeiros fazem entrar nas tribos, buscando enfraquecê-las por dentro?? Acho que é você quem precisa se informar um pouco mais.

        Ninguém falou em padres, nem em pastores, isso veio de você e da sua mentezinha raivosa. Não sou uma pessoa religiosa, mas acho desnecessário ofender um grupo ou quem segue essas pessoas. Francamente, se não fossem pelos jesuítas, pelos ‘padres pestilentos’, os índios teriam sido escravizados juntamente com os negros. Não estou defendendo os religiosos, veja bem; nem dizendo que eles não ajudaram na extinção de muito da cultura indígena, mas eles fizeram algo pela preservação da etnia; viram algo de bom e puro em sua maneira de viver. Isso é um fato e está em qualquer livro de história. Ou você acha que não vale a pena ler, porque os historiadores são todos brancos pestilentos e não são brasileiros o suficiente pra escrever sobre isso?? Você não sabe tanto quanto gostaria.

        Concordo com suas teorias conspirativas. Acho que os fazendeiros e madereiros tem muito mais apoio do governo que dos religiosos, contudo. Mas sinceramente, você acha que o melhor meio de preservar a cultura ind´gena é colocando os nativos dentro de uma bolha, intocáveis, incomunicáveis, afastados de contato com todo o resto dos CIDADÃOS do país, ASSIM COMO ELES, sim porque somos, enquanto eles ficam vulneráveis às decisões que os poderosos tomam, às drogas, às matanças? Enquanto morrem à mingua de gripe?? Você acha que se eles tivessem contato com a mídia, com autoridades, se tivessem conhecimentos de leis nacionais relativas ao meio ambiente e às reservas, se conhecessem remédios nossos que podem curá-los de doenças nossas, SE TIVESSEM AUTONOMIA, casos como esse ocorreriam e seriam ACOBERTADOS?! Há anos fazem esse discurso frouxo, essa balela de ‘vamos isolá-los para preservá-los’, funciona?? eles estão morrendo, ninguém sabe disso, o alcolismo cresce a niveis absurdos dentro das aldeias, a prostituição, enquanto isso eles tentam se vestir como brancos, se entopem de comida industrializada, as crianças estão com níveis altos de colesterol, e esquecem suas lendas, suas canções e tradições a ponto de não saber o que fazer em um velório ou em uma festa. Você viu isso nas aldeias onde vc foi, de turista, achando tudo lindo e bonitinho?! Sabia que são esses mesmos corruptos que mantém essas aldeias falsas, algumas inclusive no xingu, justamente pra enganar ingenuos (as) como você?! Pois é.

        É ótimo para esses religiosos, fazendeiros, medeireiros, todos que lucram em cima da dizimação dessas pessoas que existam redicais fanáticos e desinformados como você; é isso que mantém os indígenas nas mãos deles. Acorde, pelo bem dos NOSSOS IRMÃOS BRASILEIROS e do NOSSO país.

        Pra terminar, também não estou lhe culpando pelo seu infeliz comentário, nem pelas suas idéias infelizes, distorcidas e manipuladas. Só espero que você consiga ver as coisas um pouco além do que as mesmas coisas que todo mundo repete há anos e que não serve para ajudar os indígenas, mas sim os poderosos que os exploram.

      • Ah, sim por último. Como você viu, já convivi com indígenas, conheço a cultura de algumas tribos a fundo e sim, ela é maravilhosa. Eles são muito generosos, bem humorados e gentis. Vamos lembrar, contudo, que existem indígenas que colaboram com curruptos para desmatar as florestas e prejudicar a tribo por dentro. Pessoas boas e ruins existem em qualquer lugar, de qualquer etnia, meu caro (a). Bom, você provavelmente vai dizer que a corrupção e a maldade são invensões doas brancos opressores e que os índios tem uma moral superior e pura. Enfim.

        Não estamos mais em 1500 e antecessores. É uma pena, mas na situação atual é impossível que os índios se preservem a menos que sejam assimilados à ‘sociedade branca’ de modo que possam PRESERVAR A SUA. Isso já está acontecendo, aos poucos, ainda bem. Como eu disse, muitos indígenas já estão se graduando em faculdades de brancos, aprendendo a usar seus aparatos e usando, por exemplo, câmeras filmadoras para registrar tradições típicas de suas tribos e até compartilhá-las com outros indígenas, de outras tribos nativas do mundo afora. Como isso pode ser negativo para eles?! Por outro lado, existem aqueles que preferem passar a vida na floresta, e tudo bem com isso também. Mas isso tem que ser uma escolha deles, vc não pode decidir onde eles tem que morar e com quem eles tem que travar relações. Isso sim, é um comportamento do ‘branco opressor’, vê?

        Abandone essa utopia, no mundo como está hoje, é impensável um grupo sobreviver à margem do processo tecnológico e globalizado. É muito bonitinho pra vc que está na cidade dos ‘branco’, usufruindo da internet, indo na tribo brincar de índio quando tiver vontade, mas pra eles, acredite, não é. É uma enorme desvantagem. Passe bem.

      • A propósito, agora eu fiquei particularmente curiosa: e você, é antropólogo? Quais são suas credenciais para diminuir com tanta autoridade as opiniões alheias? Qual sua história com as culturas indígenas? Você é formado em antropologia tem algum mestrado, doutorado no assunto? Em história (dificilmente)? Ou é só um manifestante ocasional de carteirinha e visitante do xingu aos fins de semana?

  311. Sem palavras, realmente uma atrocidade sem tamanho…q horrorrr. Eu prefiro acreditar na justiça divina, a nossa é realmente uma lastima!

  312. Rogério, recebi esse texto no meu e-mail e quando vi que era no Maranhão ia repassar pra você. Qual foi minha surpresa ao perceber que era você que tinha escrito! A denúncia é gravíssima e tem que transcender a internet. Apuração, mobilização, processo e punição. Não à barbárie!

  313. o mundo está acabando, só que está acabando com inocentes, pobres e indefesos. Os poderosos estão cada vez mais ricos e não estão nem ai, pergunta aonde aonde está D. Dilma?

  314. [...] não passou de uma mentira, desqualificou aqueles que a divulgaram (citaram alguns trechos do meu desabafo* que ganhou bastante repercussão) e ofereceu para a sociedade um relatório ilustra muito bem o [...]

  315. [...] não passou de uma mentira, desqualificou aqueles que a divulgaram (citaram alguns trechos do meu desabafo* que ganhou bastante repercussão) e ofereceu para a sociedade um relatório ilustra muito bem o [...]

  316. Não acreditem em tudo que colocam na net. Sou do município de Arame, aqui não existem índios isolados, pelo contrário, vivem com energia elétrica, tv a cabo e só comem enlatados. Essa matéria é furada. Isso nunca aconteceu por aqui, tenham certeza.

    • Eu acredito em você. Me pergunto se os ‘defensores’ dos direitos indígenas não estariam por trás disso, para causar comoção e ganhar apoio.

      Fico bastante aliviada.

  317. Prezado amigo odiador de Veja, Folha de São Paulo, Globo e da “burguesia” em geral. Conforme notícia divulgada pelo jornal Estado de São Paulo (outro que o amigo certamente odeia), a FUNAI não confirma a tal morte do indiozinho enquanto os malvados madeireiros, a senadora Kátia Abreu e os fazendeiros do Brasil inteiro, riam e se divertiam diante do bárbaro espetáculo.

    Enfim, tudo não passou de uma lorota, mentira, vigarice amplamente divulgada por pessoas crédulas no mal essencial que habita a alma de fazendeiros, pecuaristas, agricultores e políticos que não sejam de esquerda, em contraposição com a excelsa pureza e bondade dos corações dos petistas, psolistas, esquerdistas e “verdistas” em geral. (Estes últimos tentam salvar o mundo da “ganância” alheia, não é mesmo?)

    Agora meu amigo, se possível, gostaria de saber tua opinião sobre esses casos aqui:

    http://veja.abril.com.br/150807/p_104.shtml

    E também queria saber o seguinte: a tua aversão à imprensa é por conta de não gostares dos fatos e das notícias? Olha, se for por isso queria lembrar ao amigo que os fatos não são desagradáveis – e muito menos entram em choque com tua visão maniqueísta do mundo – por maldade ou desonestidade da imprensa. Os fatos, meu caro, são os fatos. Apenas isso. Não odeie o mensageiro porque a mensagem lhe é desagradável, porque ela abala tuas crenças ideológicas.

    Abraços.

  318. Olá, Rogério… eu fiquei indignada c/ a notícia da criança indigena queimada e passei a divulgar no face book… aí um dos meus contatos escreveu hoje pra ter cuidado c/ o que posta e bla bla bla e postou essa notícia a seguir… Mas me pergunto… a Funai poderia estar mentindo pra encobrir? Sabe de algo a respeito. Se puder, por favor me http://www1.folha.uol.com.br/poder/1032340-denuncia-de-crianca-queimada-no-ma-e-boato-diz-funai.shtml

  319. l

  320. ll

  321. que absurdo…

  322. è muito triste… E não poder fazer nada é mais triste ainda… indignada =(

  323. Até quando vamos dar valor aos que interessa mesmo………até quando os poderosos nos dominaram………

  324. Kd a Globo, SBT, REDE TV, RECORD, BAND COM DATENA E COMPANINA

    • Ótima pergunta!

  325. Sabemos que não se pode voltar uma palavra pronunciada, uma lágrima derramada e muito memos uma ação cruel quanto essa…
    Indignação não será suficiente, mas é o que está ao alcance das pessoas infelismente… É triste deparar com tanta violência em nosso meio somente Deus para ter misericórdia…

  326. “não cessam um dia de ameaçar, intimidade e agredir os índios.”: não seria “intimidar”?

    • Obrigado pela correção, Eduardo.

  327. não sei mais o que dizer estou muito indignada….

  328. Voce deveria colocar alguns links na primeira pagina
    pois está tomando uma proporção enorme, e bom ser verdade mesmo né
    infelizmente

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/01/11/mpf-decide-investigar-suposta-morte-de-crianca-indigena-queimada-por-madeireiros-no-maranhao.htm

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ma/funai-diz-que-morte-e-queima-de-crianca-indigena-e-mentira/n1597563166235.html

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ma/funai-volta-atras-e-reabre-investigacoes-sobre-morte-de-crianca/n1597567673913.html

    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5551623-EI8139,00-Assassinato+de+crianca+indigena+e+boato+dizem+tecnicos+da+Funai.html

    http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=553307

  329. A minha longa experiência me ensina: aqueles que se indignam com a atenção dispensada aos animais e propalam que o ser humano deveria receber a totalidade das atenções são pessoas que, primeiro, estão mais preocupadas em criticar os simpatizantes dos animais do que os que torturam e matam crianças, e, segundo, esse tipo de gente não faz nada, absolutamente, por ninguém… nem animais, nem crianças, nem mendigos, nem doentes… ninguém. Sabem apenas esbravejar que é um absurdo alguém dedicar tempo, afeto ou esforço em prol de um animal. Pessoas assim, antropocêntricas, são egóticas e mal direcionadas: para elas, toda violência contra animais é natural e justificada, e toda verborragia improfícua em favor de humanos desfavorecidos é pretexto para descarregar sua maledicência sobre pessoas “cuja grande culpa” é simplesmente serem diferentes dessas pessoas raivosas, sem causa nem utilidade.

    • Bravo, Roberto!!!!!!!!!!! Excelente texto e a mais pura verdade!!!

  330. Que absurdo :\

  331. É uma lástima mesmo, viu? – Não é possível uma atrocidade destas; tudo em nome da ganância capitalista, viu? – Cada vez mais, eu tenho a certeza de que o homem hei de merecer a angústia penosa dos efeitos do apocalipse que está próximo à se desvelar, viu?

  332. Não é um problema do homem, é um problema do sistema. No mundo miserável em que vivemos, enquanto perdurar esse sistema vil, os índios, os negros, os pobres e até mesmos aqueles que pensam diferente estarão condenados a sofrer os mais cruéis trucidamentos.

  333. […] FONTE: Conexão Brasília-Maranhão […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 184 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: